Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Jovens palmenses de 17 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade, poderão participar dos cursos on-line gratuitos por meio da ação denominada Juventude Empreendedora Online, promovida pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) em parceria com a Agência Besouro de Fomento Social e, no Município, com a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FIJP). Um Termo de Pactuação foi firmado na quinta, 13, entre o presidente da Fundação da Juventude, João Pedro Claret e o presidente do Conjuve, Marcos Barão, e assegura o acesso à plataforma de educação empreendedora desenvolvida pela Besouro. 

Segundo João Pedro Claret, os cursos serão realizados de 24 a 28 de maio, e os participantes poderão acessar uma gama de conhecimentos de educação empreendedora disponibilizados pela plataforma, de forma gratuita. “O isolamento causado pela pandemia provocou um grande impacto social na vida do jovem, que não pode mais ir à escola, jogar uma bola, ter atividades de rua ou social, o que resultou no aumento de casos de suicídio, de depressão, de automutilação entre os jovens, por isso, iniciativas como essas são de fundamental importância para mobilizar essa juventude em torno de uma nova perspectiva de vida. Por meio de uma formação, ele poderá buscar outras oportunidades lá fora, mesmo que seja pelo mundo virtual, onde esse jovem, de certa forma já está enfronhado”, destacou Claret.

Marcos Barão ressaltou a importância da mobilização para que a juventude possa aproveitar essa oportunidade. “Estamos à disposição de Palmas para ampliar parcerias. Essa aproximação que fizemos hoje é muito estratégica para ambas as partes”, acrescentou.

Presente ao evento de assinatura do Termo de Pactuação, Cida Rozeno, presidente do Comam, entidade que congrega associações comunitárias da Capital, lembrou que além da depressão, muitos jovens estão conhecendo a fome, e que em situações extremas é possível ver jovens se entregando ao álcool e às drogas. “Essa oportunidade de capacitação dada pelo Conjuve e pela Fundação da Juventude de Palmas é um alento para o jovem da nossa cidade que necessita enxergar uma saída para a situação em que vive, e que se agravou com a pandemia”, destacou a líder social.

Os cursos oferecidos terão carga horária de 30 horas/aula e serão todos on-line. A Prefeitura de Palmas vai divulgar a partir da semana que vem o acesso para as inscrições. O Tocantins terá acesso a 30 mil vagas.

Além de Marcos Barão, participaram do ato de assinatura do Termo de Pactuação, Pedro Reis e Gustavo Gama, tocantinenses que integram o Conjuve, Clay Rios, superintendente de Esportes, Juventude e Lazer da Secretaria Estadual de Educação, Thiago Dourado, secretário Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis e Ivonete Motta, secretária de Comunicação.