Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Bruno Barreto apresenta as principais ações desenvolvidas pela Pasta em reunião com o governador

Bruno Barreto apresenta as principais ações desenvolvidas pela Pasta em reunião com o governador Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Bruno Barreto apresenta as principais ações desenvolvidas pela Pasta em reunião com o governador Bruno Barreto apresenta as principais ações desenvolvidas pela Pasta em reunião com o governador

O secretário de Estado da Administração, Bruno Barreto, participou nesta quinta-feira, 13, de uma reunião com o governador, Mauro Carlesse, juntamente com os secretários de Estado e presidentes de Autarquias, no Palácio Araguaia, com o intuito de colaborar com o plano de recuperação econômica pós-pandemia. Na oportunidade, o gestor da Secad apresentou as ações desenvolvidas pela Pasta destacando os avanços em diversos aspectos da valorização do servidor.

Dentre as principais ações realizadas destacam-se a atuação das Câmaras Técnicas que desenvolvem estudos para amparar as mudanças necessárias relacionadas à vida funcional dos servidores, com base na realidade econômica do Estado. “Entendemos que a vida do servidor vai muito além do cumprimento diário de horas trabalhadas, estamos pensando na qualidade dessas horas trabalhadas, tanto para o servidor, quanto para a Administração” afirma Bruno Barreto, secretário da Administração.

Para o secretário da Administração Bruno Barreto, apesar dos desafios impostos pela pandemia a Secad conseguiu avançar em inúmeros aspectos. “Consideramos que, apesar dos desafios, conseguimos contemplar as principais demandas dos servidores do executivo estadual, bem como, oferecer serviços de qualidade à população tocantinense”, declara Barreto.

Vida funcional

A Secad instituiu as Câmaras Técnicas através da Portaria n° 233/2021, as quais são compostas por servidores da Secad, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplan), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pelas entidades representativas dos servidores.

As Câmaras foram instituídas com intuito de viabilizar aos gestores maior aprofundamento para o estudo e debate de temas específicos, assim, foram dividas em áreas estratégicas, de modo que apontem soluções com relação aos procedimentos que envolvam a área de atuação de cada câmara.

Para os estudos foram divididas em três áreas: Câmara Técnica de Análise e Solução de Passivos Devidos aos Servidores do Poder Executivo; Câmara Técnica de Revisão do Plano de Carreiras dos Servidores e a Câmara Técnica de Revisão do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins.

Com reuniões online e prazos bem definidos, as Câmaras Técnicas têm atuado de forma conjunta. “Esta é mais uma das medidas administrativas tomadas pelo Governo do Tocantins com o intuito de desenvolver, junto com as entidades que representam os servidores públicos, cenários realísticos para resolver demandas da categoria dentro do contexto econômico-financeiro do Estado, partimos de uma determinação do governador Mauro Carlesse e já avançamos nesse estudo” afirma o gestor da Secad.

Saúde mental em foco

A qualidade da vida funcional do servidor é uma das preocupações do Governo do Tocantins.  Pensando na atual realidade, a Secad desenvolveu o Projeto Saúde Mental do servidor em sofrimento psíquico decorrente da pandemia.

O projeto foi desenvolvido a partir de parcerias firmadas com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que já desenvolve um trabalho específico nesses moldes e que disponibilizou a participação de seus representantes, também contribuem com o projeto diversas Universidades do Estado.

Os atendimentos aos servidores já iniciaram e são feitos de modo online. Para participar, o servidor deve entrar em contato com o setor de Recursos Humanos do seu órgão, com a chefia imediata ou mesmo com a equipe da Junta Médica.  Após a solicitação, a JMOE verifica a instituição parceira disponível para o atendimento e, em seguida, é providenciado o agendamento do encontro online.

O secretário de Estado da Administração, Bruno Barreto reforça que o objetivo do projeto é promover ações que oportunizem cuidados mais efetivos com a saúde mental dos servidores durante este período de pandemia. “Queremos ampliar os serviços de atendimento por meio das parcerias com as Universidades, para assim oferecermos um atendimento eficiente aos nossos servidores”, afirmou.