Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Encerra neste sábado (15) a o prazo de inscrição dos dançarinos interessados em Os participar da seleção do I Festival da Tradição Paraense no Tocantins. O festival será realizado nos dias 11 e 12 de junho de 2021 de forma virtual no Canal do Festival no Youtube e de forma física com a opção (delivery) no Ponto do Pará, localizado na Praça dos Girassóis, das 19 h às 22 h. O festival será realizado com várias atrações artísticas, culinária paraense e a tradicional dança de carimbó. O projeto abriu seleção para dançarinos no período de 30 de abril e foi prorrogado para inscrições até este sábado, 15 de maio.

O Festival

O Festival da Tradição Paraense no Tocantins será uma oportunidade de divulgar a culinária e a tradição cultural do Estado do Pará, com comidas típicas, dança (Carimbó) e música, além de oportunizar ao público paraense que mora Palmas uma festa tradicional, e promovendo o intercambio das tradições culturais do Brasil.

O projeto é idealizado pelo produtor cultural e mestre tradicional conhecido como Neco (Francisco Vanderlir), que se inspirou na culinária paraense atendendo e servindo o público que frequenta o tradicional Ponto do Pará (Praça dos Girassóis) em busca da culinária e tradições paraenses.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Culinária

Além da promoção artística com música e danças tradicionais o evento ainda irá contar com um dos grandes atrativos e orgulhos do Pará, sua culinária típica, que estará presente no festival como o  arroz paraense, tacacá, vatapá, açaí, maniçoba, pirarucu, pato no tucupi, peixe frito com açaí, camarão empanado, unha de caranguejo, porção de charque, porção de camarão e os tradicionais sucos: cupuaçu, bacuri, graviola e murici.

A seleção de dançarinos

O festival terá a participação do coreógrafo Jefferson Marques, responsável pela coreografia dos dançarinos que irão se apresentar em live artística durante o festival. Para participar da seleção será necessário se inscrever no endereço virtual: https://forms.gle/E4G6Fc9J27CFBZRX9 e enviar um vídeo de no máximo 10 minutos com a apresentação individual (fazer uploud no Youtube com a função não listado, enviar no e-mail: pontodopara@gmail.com)

Os seis (6) candidatos selecionados serão contemplados com uma bolsa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para cada participante, que irá se apresentar no I Festival da Tradição Paraense no Tocantins nos dias 11 a 12 de junho de 2021, no período noturno.

A lista com o nome dos selecionados será divulgada na terça-feira dia 18 de maio de 2021.