Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para intensificar o processo de construção e oficinas preparatórias da montagem do espetáculo “As Charlatonas”, com estreia prevista no próximo mês, a Trupe-Açu, Cia de Circo, de Taquaruçu, recebe nesta semana, em Palmas, a atriz, palhaça e fundadora do grupo As Marias da Graça (RJ), Karla Concá.

A renomada artista, Karla Concá é carioca, palhaça, atriz e diretora. Ela é sócia fundadora do grupo ‘As Marias da Graça’, primeiro grupo de mulheres palhaças do Brasil, fundado em 1991 e atuante há 26 anos no cenário artístico no Brasil e em outros países.

Formada em artes cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras do Rio de Janeiro (CAL-RJ), é também produtora e realizadora, junto com as demais integrantes do grupo, do Festival Esse Monte de Mulher Palhaça, evento voltado à comicidade feminina, realizado no Rio de Janeiro, que deu início aos festivais do gênero no país.

Karla está em Palmas a partir dessa semana para desenvolver a preparação artística das atrizes da Trupe-Açu para o espetáculo ‘As Charlatonas’, com estreia prevista em junho.

Nessa rotina intensa de ensaios, serão 15 dias de trabalho, com foco na direção e criação do espetáculo, que vai trabalhar a valorização da mulher criativa.

As oficinas fazem parte do cronograma de montagem do novo espetáculo da Trupe-Açu, selecionado no “Prêmio Funarte de Apoio ao Espetáculo Circense 2020” e nos editais de emergência cultural da Lei Aldir Blanc da cidade de Palmas (através da Fundação Cultural de Palmas) e do Governo do Estado (através da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia do Tocantins - (Adetuc)).

Espetáculo

Em um mundo lúdico e cheio de magias, o espetáculo ‘Charlatonas’ conta a história de duas palhaças, Tapioca e Girassol, que sobrevivem da venda de suas invenções na rua, discutindo e apresentando o desenvolvimento da sociedade através da valorização de descobertas e invenções feitas por mulheres ao longo da história.

O espetáculo tem criação, produção e encenação das artistas circenses Ester Monteiro, que interpreta Tapioca, e Giovana Kurovski, que interpreta a palhaça Girassol.

A montagem da peça, que será exibida de forma híbrida, on-line e presencial, envolve também uma cadeia de trabalhadores como assistentes de produção, técnicos, cinegrafista, marceneiro, costureira, artesã, sapateiro etc, ajudando a movimentar a economia criativa na cidade.

Considerando as medidas sanitárias de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o espetáculo pode vir a ter apresentações de estreia alternativa, no formato digital, para transmissão ao vivo na internet.

Projeto

Este projeto foi contemplado pelo prêmio Funarte de Apoio ao espetáculo circense 2020 e pelos prêmios Palmas Aldir Blanc da Prefeitura Municipal de Palmas e Prêmio Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, ambos com apoio do Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.