Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Escritora Francisquinha Laranjeira

Escritora Francisquinha Laranjeira Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Escritora Francisquinha Laranjeira Escritora Francisquinha Laranjeira

A criação às margens do Rio Araguaia, nos municípios de Xambioá e Araguacema, foi a grande inspiração para fluir o talento da escritora Francisquinha Laranjeira, que transformou essa paixão em poesia, conto, pesquisa e muita história. Essa trajetória será narrada pela própria escritora e cientista cultural nessa quarta-feira, 19, em mais uma edição do programa Cena Protagonista.  Apresentado pela atriz e produtora cultural Bell Gama, da Cia Cenaberta de Teatro, a exibição acontece às 21 horas, nas redes sociais (Youtube e Facebook) da Cia Cenaberta.

A protagonista desta edição do projeto narra um pouco da sua trajetória no interior e na capital do Tocantins, especialmente a sua ligação com as águas, fonte de inspiração para produções autorais como  Fronteiras e Conquistas pelo Araguaia – século XIX (2006); Nas Águas do Araguaia – a navegação e a hibridez cultural (2008) e Taquaruçu (2010), dentre outros textos literários.

Também estará em destaque a carreira e os projetos de Francisquinha como historiadora, professora, coordenadora e diretora de patrimônio histórico cultural, pesquisadora, cientista cultural, escritora, ex-presidente da Academia Palmense de Letras (APL) e ainda as honrarias como diploma de mérito editorial, votos de aplausos da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins e muito mais.

Cena Protagonista

Este é o 5º programa da temporada, que já entrevistou os poetas Osmar Casagrande e Josafá Miranda, o cineasta Nival Correia e o mestre de cultura popular Wertemberg Nunes. O Cena Protagonista vai ao ar toda quarta-feira, às 21 horas, nas redes sociais da Cia Cenaberta. No bate-papo envolvente e repleto de muita densidade artística de cerca de uma hora, a atriz entrevista personalidades do meio artístico.

O programa é produzido e apresentado pela atriz Bell Gama, com a direção do ator e diretor Kaká Nogueira, e colaboração de Bruno Barbosa e Fernanda Barbosa. O Projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.