Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Comprometida com os desafios do saneamento básico no País, a BRK Ambiental, empresa privada do setor, apoia a quinta edição do projeto WIL Brasil - Water Innovation Lab Brasil, criado pela ONG canadense Waterlution. A ação tem como objetivo reunir jovens de todo o país, com idades entre 18 e 35 anos, para desenvolver projetos inovadores focados na solução de problemas relacionados aos serviços de água e esgoto.

Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, o evento será organizado em formato híbrido, com ações on-line e encontros presenciais para a implementação dos projetos, de acordo com os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde. A programação está dividida em três fases, a primeira será a apresentação festival InspirÁgua ao longo do mês de maio, com seis sessões gratuitas exibidas no YouTube da Waterlution. Nesta etapa, que é aberta a todo o público, serão apresentados os cinco territórios brasileiros considerados os pontos centrais para o desenvolvimento de soluções direcionadas aos problemas hídricos do país.

Na etapa seguinte, em junho, serão abertas as inscrições para que jovens de todo o país participem da iniciativa. Serão selecionadas 40 pessoas que, entre julho e outubro, vão participar de um programa de desenvolvimento de habilidades de liderança, focado nos desafios da água, com mentorias especializadas. A proposta é formar um grupo diverso e multidisciplinar para pensar coletivamente nos novos caminhos para o setor das águas no Brasil, por meio de uma atuação conjunta com os cinco territórios selecionados.

Por fim, durante os meses de outubro de 2021 e fevereiro de 2022, será iniciada a fase de desenvolvimento dos projetos e prototipagem de soluções. A proposta é que as ideias sejam colocadas em prática nos cinco territórios brasileiros.

“Apoiamos o WIL Brasil desde 2017 e enxergamos a iniciativa como uma oportunidade para que jovens de todo o país atuem na elaboração de projetos capazes de solucionar os problemas da segurança hídrica e da universalização do saneamento. Em 2019, por exemplo, contribuímos com a aceleração de três startups, todas com iniciativas diretamente relacionadas aos desafios operacionais da nossa companhia”, reforça Carlos Almiro, head de sustentabilidade da BRK Ambiental.

O WIL Brasil também conta com a cooperação da Unesco Brasil, e parceria da Purificadores Europa, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA), além de organizações e grupos locais dos cinco territórios e da rede WIL.

Festival InspirÁgua

Apresentado ao longo do mês de maio, o Festival InspirÁgua é exibido no YouTube da Waterlution, todas as terças e quintas, das 18h às 20h. Cada episódio contará com convidados especiais para debater temas relacionados aos desafios da água no país. A programação completa está disponível no site http://waterlution.org/brasil.