Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Victor Guimarães

Foto: Victor Guimarães

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) entregou na manhã desta terça-feira, 18, o primeiro certificado de concessão do Selo Arte para a empresa Linguiçaria Scalía, de Porto Nacional. Foram autorizados pela agência, registro para oito produtos. Com a concessão, a empresa passa a ter autorização para a comercialização em todo o território nacional.

Ao entregar o certificado para a empresa, o presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou a importância do Selo Arte para o crescimento do setor agroindustrial do Estado. “Certificamos a primeira empresa no Tocantins que produz linguiça artesanal com as nossas características regional e cultural, com isso, abrimos mais um canal de expansão e comercialização dos produtos tocantinenses para todo o País”, disse o presidente, acrescentando que a agência espera regulamentar novas empresas.

A empresária Maria Beatriz Araújo Passos disse que a certificação abre novos horizontes para a empresa. “É um reconhecimento do trabalho sério que nossa empresa desenvolve com seus produtos. E a partir de agora, poderemos atender clientes de todo o país que já vinham procurando pelos nossos produtos e não podíamos atendê-las, agora com o Selo Arte vamos ampliar nosso mercado”, ressaltou Maria Beatriz.

Selo Arte

O Selo Arte foi criado em 2019 pelo Governo Federal e a lei determinou que a regulamentação das concessões caberia aos estados. O selo é concedido para produtos artesanais de receitas tradicionais, com mão-de-obra familiar e características culturais e regionais. Podendo ser produtos cárneos, lácteos, mel ou pescado.

Os interessados em aderirem ao selo Arte, poderão procurar a gerência de inspeção animal da Adapec para solicitar a concessão do selo. Mais informações pelo site to.gov.br/adapec ou pelos telefones.