Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

As doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer, exclusivas para as grávidas e puérperas com comorbidades, estão disponíveis nesta terça-feira, 18, nas Unidades de Saúde da Família (USF) José Hermes, USF Novo Horizonte, USF Francisco Júnior, da Arso 41 (403 Sul), e também na USF da Arno 44 (409 Norte), que atendem até às 17 horas.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que as doses da Pfizer para as grávidas e puérperas não estão disponíveis no Ginásio do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), das 16 às 21 horas, e na USF da Arno 42 (405 Norte), que funciona até às 17 horas desta terça-feira. Nos locais são aplicadas doses apenas da Astrazenca/Oxford para os grupos com comorbidades e deficiências permanentes.

A Semus destaca que as doses da Pfizer têm previsão de acabar com as ações desta terça-feira, sendo necessário que as grávidas e puérperas com comorbidades aguardem a chegada de novas remessas para aplicação da primeira dose.

Documentação necessária

Para receber a vacina, a pessoa deve comparecer ao local da vacinação com documentos pessoais (RG ou CNH), Cartão de Vacina, laudo ou relatório médico comprovando a comorbidade. No caso das mulheres grávidas, é necessário também levar exame que ateste a gestação. Já as puérperas precisam levar registro de nascimento do recém-nascido ou Declaração de Nascido Vivo ou Natimorto, que ateste o parto ocorrido em até 45 dias.

É imprescindível a apresentação de original e cópia da documentação comprobatória da comorbidade. O documento fica retido no ato da vacinação.