Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Joelma Cristina

A Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 19 de maio, no setor Maracanã, em Araguaína. O deputado estadual Jorge Frederico (MDB), acompanhado de sua família, esteve presente na solenidade e exaltou a inauguração da obra, que atenderá cerca de 1.500 estudantes do setor e de bairros vizinhos. 

Ao comemorar a entrega da obra, o parlamentar reiterou que todo investimento em educação é fundamental e proporciona desenvolvimento para o estado. Esta é uma obra tão sonhada, que demorou anos em construção e agora vai proporcionar ensino de qualidade para crianças e adolescentes araguainenses”.

A escola recebeu o nome de Jardenir Jorge Frederico, pai do parlamentar, que sensibilizado, agradeceu. “Minha gratidão à Assembleia Legislativa, ao deputado Ivory de Lira, que foi autor do projeto, que me deixa muito feliz, mas que me deixa muito emocionado ao concretizar o sonho que meu pai tinha ao desenvolvimento de Araguaína, que conhece a história do meu pai e sabe como ele amava essa cidade”, disse ele sobre a iniciativa do parlamento estadual em homenagear seu patriarca.

Em ato simbólico para a avó de 92 de anos, Gildelina de Sousa Frederico, o parlamentar enalteceu sua força.  “Uma guerreira, pois a dor de um filho de não ter o pai é grande, mas a da mãe de não estar com o filho presente é muito maior. Ela tem a gratidão no coração dela de ter criado um filho que merece o nome da maior escola física do estado do Tocantins. Hoje o Governo do Estado nos dá essa homenagem importante, mas que deixa a minha gratidão a todos os araguainenses e a minha eterna gratidão a meu pai, que tanto me ensinou e me deu a vida”, finalizou agradecendo em nome de toda a família. 

Estrutura

A Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico conta com uma área de 10.581 m², e recebeu investimento total de aproximadamente R$ 12,2 milhões, oriundos de convênio com o Governo Federal, com a contrapartida do Estado. A obra foi iniciada ainda em 2013, sofreu várias paralisações e foi retomada em outubro de 2021.

A nova unidade de ensino conta com uma biblioteca, área administrativa, 21 salas de aula, sala de música, sala multiuso, seis laboratórios, cozinha industrial, quadra coberta, duas quadras poliesportivas com arquibancadas e palco, piscina com seis raias semiolímpicas e com arquibancada, entre outros espaços.

Quem foi Jardenir Jorge Frederico

Jardenir Jorge Frederico nasceu no dia 01 de abril de 1957 em Firminopolis, Goiás. Veio com sua família para Araguaína já no ano de 1964, onde constituiu raízes e cravou seu nome como um dos principais comunicadores esportivos da região norte do Brasil.

Foi secretário de esportes do município, superintendente de comunicação do Tocantins nos anos 90, dirigiu grupos de comunicação como o Sistema Boa Sorte de rádio e TV, entre outros. 

Paralelamente foi agropecuarista e cartorário por quase 40 anos onde realizou cerca de vinte mil matrimônios, Jardenir também foi membro de entidades filantrópicas e como apaixonado por futebol, botafoguense ardente foi também presidente de times como Transtrevo Futebol Clube e Araguaína Futebol e Regatas.

Jardenir Jorge faleceu em 17 de julho de 2019, em Araguaína, em decorrência de embolia pulmonar.