Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins Seccional Tocantins (OAB/TO) afirma que a advocacia foi violentamente atacada na madrugada dessa sexta-feira, 21, quando o advogado Nalo Rocha Barbosa foi alvo de um atentado contra sua casa. Um disparo de escopeta calibre 12  atingiu o portão da residência e o veículo do profissional. Os indícios apurados previamente indicam que o atentado tenha ocorrido em virtude da atuação profissional do advogado, segundo a OAB.

O presidente da Ordem, Gedeon Pitaluga, entrou em contato com o secretário do Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, solicitando atuação firme por parte da Polícia Civil na solução do caso envolvendo um advogado que sofreu atentado em Taguatinga, na região Sudeste do Estado. Também solicitou da Polícia Militar reforço policial para garantir a integridade do profissional.

Uma queixa do crime foi registrada na delegacia de polícia da cidade. O primeiro atendimento institucional ao advogado foi dado pelo presidente da Subseção da OAB de Taquatinga, Saulo de Almeida Freire. 

Gedeon Pitaluga está acompanhando pessoalmente o caso e exigiu agilidade na investigação e na prisão dos criminosos que atentaram contra a vida e patrimônio do profissional. “Este é um caso que atenta não apenas contra uma pessoa, mas contra toda a instituição que é reserva do Estado de Direito. O exercício profissional da advocacia é uma garantia soberana e não pode ser alvo de intimidação de qualquer natureza. Estamos cobrando a celeridade na apuração dos fatos e o rigor na punição dos envolvidos neste crime absurdo, dando total suporte ao advogado Nilo Rocha Barbosa neste momento”, afirmou.