Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Kezia Noá

Foto: Kezia Noá

Dando sequência às reuniões com os deputados federais acerca da Proposta de Emenda Constitucional - PEC 32/2020, que prevê uma reforma administrativa no serviço público, a presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (SINPOL-TO), Suzi Francisca  da Silva, o presidente do Conselho Deliberativo, Adriano Pires, e a diretora da Associação dos Papiloscopistas do Estado do Tocantins (ASPA), Neuma Kelen, estiveram reunidos com o deputado federal Carlos Henrique Gaguim, na manhã desta segunda-feira, 24.

A luta dos representantes classistas segue, uma vez que se aprovada, a PEC impactará todos os Policiais Civis e várias outras áreas do serviço público. Buscando reverter essa situação, o Sindicato solicita a adesão dos parlamentares à emenda do deputado federal Léo Moraes (Podemos RO) que busca reconhecer funções típicas de Estado exercidas pelos policiais e demais agentes da segurança pública, propondo também alterações no texto original da PEC, bem como, a remoção da categoria das regras estabelecidas pela proposta, a proteção social previdenciária dos profissionais, entre outros direitos. São necessárias no mínimo 171 assinaturas em todo o Brasil para a apresentação da emenda e apreciação. 

Em sua fala, Suzi Francisca, esclareceu a Carlos Gaguim os prejuízos que a reforma trará aos Policiais Civis. “Essa PEC busca retirar os direitos da Polícia Civil conquistados ao longo dos anos, um prejuízo a quem luta todos os dias para garantir a segurança pública. Contamos com o apoio do Deputado que sempre se demonstrou solícito às causas policiais e estamos convencidos que ele estará ao nosso lado nesta luta”, afirmou a presidente.  

Por sua vez, o deputado garantiu analisar e apoiar a segurança pública. “Nós vamos lutar para que a proposta não venha ferir os direitos adquiridos”, garantiu Gaguim.

Nos próximos dias, o Sinpol-TO se reunirá presencialmente com os parlamentares Célio Moura (PT), Dorinha Seabra Rezende (DEM), Dulce Miranda (MDB), Eli Borges (SD), Osires Damaso (PSC) e Tiago Dimas (SD).