Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Daianne Fernandes Presidente da ATR, Edson Cabral, acredita que as parcerias são essenciais para a reestruturação da Agência Presidente da ATR, Edson Cabral, acredita que as parcerias são essenciais para a reestruturação da Agência

Em busca de parcerias que possam fortalecer a regulação dos serviços públicos no Estado do Tocantins, a Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) realizou nessa terça-feira, 25, reunião virtual com técnicos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, para construir um projeto de cooperação técnica entre as duas instituições.

A videoconferência contou com a participação do coordenador de Setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas e Sociais, Fábio Soares Eon, que apresentou como funcionam os acordos de cooperação da entidade no Brasil e apresentou como exemplo, o projeto de apoio técnico e institucional que vem desenvolvendo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) na preparação, implementação, monitoramento e avaliação de soluções relacionadas à gestão da água em face das mudanças climáticas em megacidades na região da América Latina e Caribe.

Para o presidente da ATR, Edson Cabral, a troca de informações e parcerias com outras agências e instituições como a Unesco é essencial para essa fase de reestruturação, fortalecimento e busca por autonomia pela qual a ATR está passando. “Precisamos buscar expertise pra construirmos uma Agência moderna, inovadora e sustentável que possa garantir qualidade de serviços à população e proporcionar a segurança institucional que o Estado precisa para atrair grandes investidores”, disse.

Um novo encontro já está agendado para a próxima semana, para construir o projeto de cooperação. A Representação da Unesco no Brasil, em Brasília, é um escritório nacional da Região da América Latina e Caribe, com objetivo principal de apoiar a criação e a implementação de políticas públicas que estejam de acordo com as estratégias estabelecidas pelos Estados-membros da Unesco.

As ações da Representação ocorrem por meio de projetos de cooperação técnica em parceria com vários âmbitos governamentais e com diversos setores da sociedade civil quando seus propósitos são para contribuir com políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.