Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação/Secom Gurupi

Foto: Divulgação/Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nessa sexta-feira, 28, mais um drive trhu de vacinação contra a Covid-19. Dessa vez, o público-alvo a ser imunizado é composto pelas pessoas com comorbidades e, também, as portadoras de deficiências permanentes, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), que fazem parte da faixa etária de 45 a 49 anos. As doses a serem aplicadas são da vacina Astrazeneca.

"Na medida que nós temos recebido mais doses de vacina, tem sido possível ampliar a faixa etária. E agora nós vamos entrar na faixa dos 45 aos 49 anos das pessoas que possuem comorbidades. Isso vai aumentar a quantidade de cidadãos imunizados em Gurupi”, frisou o secretário Municipal de Saúde, Relmivam Milhomem.

A imunização iniciará às 8 horas e seguirá enquanto tiver doses disponíveis. Os pontos de vacinação são a Praça do Centro de Convenções Mauro Cunha, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sol Nascente e a Feira da Rua 13, na saída para Peixe.

A diretora administrativa da secretaria de saúde, Liliane Pagliarini, informou que, o procedimento está sendo organizado de forma segura, seguindo todos os protocolos recomendados.  Os locais estarão equipados com cadeiras, tendas e água para quem precisar esperar pela vacinação.

Quem for vacinar precisa levar os documentos pessoais (RG ou CNH), cartão de vacina e também o laudo ou relatório médico comprovando a condição relatada.

Comorbidades

Nesta fase de imunização serão vacinadas as pessoas portadoras das seguintes comorbidades: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2, com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca (IC);  cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; cirrose hepática.