Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 8ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (8ª DEIC), de Gurupi, apreendeu, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 27, na cidade de Araguaçu, um carregamento de aproximadamente 120 kg de drogas que estava em poder de quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher que foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Comandada pelo delegado-chefe da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Gurupi, Joadelson Rodrigues Albuquerque, a ação realizada hoje é um desdobramento da operação “Loki”, que foi deflagrada pela PC-TO, na semana passada e que resultou na prisão de sete pessoas por tráfico de drogas, na apreensão de quase um quilo de droga e grande quantidade de dinheiro.

“A partir das investigações iniciadas através da operação Loki, as equipes de policiais civis da 8ª Deic, obtiveram informações de que um grande carregamento de drogas estaria para chegar em Gurupi, proveniente do Estado de São Paulo”, frisou o delegado.

Com base nas informações, os policiais civis da Unidade Especializada, com apoio de agentes da 84ª Delegacia de Formoso do Araguaia, agentes do núcleo de inteligência da Polícia Rodoviária Federal, e também policiais militares da Companhia de Operações de Divisas (COD), iniciaram as diligências no final da tarde desta quarta-feira, nas cidades de Formoso do Araguaína e também na divisa com o estado de Goiás, na cidade de Araguaçu.

Por volta das 6h da manhã desta quinta-feira, os policiais civis perceberam quando dois veículos ocupados por duas pessoas cada um se aproximaram do bloqueio policial, sendo que um deles atuava como uma espécie de batedor do carro que vinha atrás. De imediato, os condutores foram abordados e os veículos submetidos a buscas, sendo que no interior do automóvel GM, modelo Ágile, que era conduzido por um indivíduo de 29 anos, os policiais civis localizaram e apreenderam dezenas de tabletes de maconhas acondicionados em várias parte do carro, que totalizaram cerca de 120kg de maconha.

Dessa maneira, os quatro indivíduos foram presos e autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Durante os procedimentos legais cabíveis, os policiais apuraram que o homem de 29 anos, apontado como o líder do bando, confessou que teria ido até o estado de São Paulo, onde comprou cerca de R$ 80 mil reais em drogas, para revender nas cidades de Gurupi e também Formoso do Araguaia.

Os agentes também descobriram que um dos presos, o único que não tem passagem pela polícia, receberia R$ 7 mil reais para fazer o transporte do entorpecente de São Paulo para o Tocantins. Os homens serão recolhidos a Casa de Prisão Provisória de Gurupi, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. A mulher será encaminhada a uma das Unidades Prisionais Femininas do Estado.

Para o delegado-regional, Joadelson Rodrigues, a apreensão da expressiva quantidade de entorpecente é fruto das ações investigativas que a Polícia Civil tem realizado e que tem por objetivo identificar e prender pessoas que estejam cometendo ilícitos em qualquer região do estado.

“A ação realizada pela Polícia Civil nesta quinta-feira, reforça o comprometimento da Polícia Civil com a investigação e com a proteção à sociedade, uma vez, que o carregamento de drogas que foi interceptado seria destinado a abastecer pontos de vendas de drogas em Gurupi e Formoso do Araguaia, o que acarretaria mais crimes e traria mais intranquilidade a população dessas cidades”, ressaltou a autoridade policial.