Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a presença do secretário Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas, Quirino Cordeiro, a deputada Estadual, Claudia Lelis (PV), e demais prefeitos, o prefeito Ronivon Maciel participou nessa quinta-feira, 27, na sala de reuniões da Assembleia Legislativa do Tocantins, em Palmas, do lançamento do Programa Escudos. 

O programa, que será implantado em 12 municípios do Tocantins, incluindo Porto Nacional, tem o intuito de combater a vulnerabilidade social e de prevenir o uso de drogas e à violência. Será desempenhado por meio da formação de 400 agentes multiplicadores de políticas de prevenção ao uso de drogas, com foco na formação de uma rede de proteção social nestas cidades. 

Ao término do programa, espera-se o atendimento direto e indireto de 12 mil pessoas, por meio da entrega de conteúdos didáticos e promoção de ações nas cidades contempladas. 

O Escudos será realizado com recursos de emenda parlamentar da deputada Estadual, Claudia Lelis, e executado pelo Instituto Recriar Vidas em parceria com Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça.

O prefeito Ronivon Maciel conta que com a destinação de recursos, capacitação de gestores, e apoio do Governo do Estado e Governo Federal, Porto Nacional irá avançar no combate às drogas e violências. 

“Um projeto de suma importância, por isso quero agradecer a sensibilidade da deputada Cláudia Lelis. Mesmo com a pandemia, esse projeto será efetivado na nossa cidade”, conta o prefeito. 

Durante o lançamento, a deputada Claudia Lelis destacou a importância da rede de proteção para ajudar a família e resgatar o jovem dependente químico. “Há muitos anos venho trabalhando para implantar projetos e programas com essa finalidade, e por isso fiz questão de destinar emenda parlamentar para esse programa”, declarou a parlamentar. 

O secretário Nacional, Quirino Cordeiro reforçou que somente com ações integradas é possível enfrentar esse grave problema. “Contem com o governo federal e saiba que estamos juntos nessa luta, porque o uso de drogas afeta não só as pessoas, mas as famílias e toda estrutura social. Então é muito importante e relevante essa sensibilidade pois o problema das drogas não passa apenas pelo usuário, mas por toda sociedade", destacou o secretário. 

Já o secretário estadual de cidadania e justiça, Heber Fidélis, também participou da solenidade e reforçou a política de apoio do governo estadual no enfrentamento a violência as drogas no Tocantins. “O estado tem apoio federal e estamos nos colocando à disposição dos municípios para contribuir com esse programa”, disse o secretário.

No lançamento estiveram presentes prefeitos e representantes de todos os 12 municípios beneficiados com o programa. Além de Porto Nacional, as cidades beneficiadas são: Araguacema, Divinópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Palmas, Chapada da Natividade, Natividade, Dianópolis, Novo Jardim, Combinado, Aurora e Taguatinga.