Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Como não foi atingido os 100% da vacinação antirrábica em cães e gatos, no município de Colinas do Tocantins, a Prefeitura irá realizar o dia D, no sábado, 29, das 12 às 18 horas. Para evitar aglomeração por causa da pandemia, foram escolhidos três locais de vacinação: Praça Sete de Setembro no centro, Academia ao lado da UBS, setor Santa Rosa e Feira Coberta do Setor Santo Antônio.

Na campanha, que aconteceu nos bairros, alcançou-se 70% da meta. A médica veterinária Anna Karollyne explica que  "os cães e gatos devem ser levados por um tutor maior de idade. "Além disso, não disponibilizamos doses para os tutores vacinarem em casa. O prazo de eficácia desta vacina após a aspiração, é curto, diferente das outras vacinas das campanhas anteriores. A manipulação e armazenamento incorreto pode ocasionar danos à saúde do animal. A recomendação que o NCZ recebeu é para não entregar e vamos seguir a determinação da Secretaria de Saúde do Estado”, afirma. 

Outra orientação é para que os tutores de animais domésticos mantenham a vacinação em dia. Os cães e gatos que tiverem três meses ou mais de idade já podem ser vacinados.

A ação é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e coordenada pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ).

Doença da Raiva

A doença é causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC) e sua transmissão ocorre por meio de lambeduras, mordeduras ou arranhaduras dos mamíferos suscetíveis ao vírus causador, como cão e gato.