Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini, respondeu solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) sobre a contratação de empresa especializada na prestação de Serviços de Segurança e Vigilância Armada e Desarmada nas unidades hospitalares, anexos e dependências e Instalações da Secretaria da Saúde.

Conforme o gestor o Pregão Eletrônico nº 087/2021, decorrente do Processo nº 2020/30550/7469, que além dos serviços de segurança abrange também o fornecimento de mão-de-obra, de uniformes, materiais e insumos adequados à execução dos trabalhos já foram licitados e segue em fase de análise de documentação técnica e classificação das empresas.

Toline reforçou o que o sindicato vem mostrando em suas reivindicações sobre a importância dos serviços de segurança armada e desarmada nas unidades de saúde do Estado. “É de suma importância garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio da SES, compreendendo suas unidades administrativas. A aquisição do serviço tem a finalidade de resguardar os imóveis da SES, Anexos e Hospitais, não permitindo a depredação, violação, evasão, apropriação indébita e outras ações que configurem em dano ao patrimônio público”, relatou o gestor no documento.

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, diz que serviços de segurança sempre foi uma necessidade dentro das unidades de saúde. “Constantemente relatamos episódios de violência sofrido pelos profissionais de saúde e até o risco submetido aos pacientes devido a falta de segurança nas unidades hospitalares.  O último episódio ocorreu na madrugada do dia 21 deste mês no hospital de Augustinópolis, onde profissionais e pacientes viveram momento de terror”, 

Ele ainda ressalta que serviços de segurança é um dos fatores que trata de melhores condições de trabalho.