Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A doação de sangue é um ato essencial para salvar vidas

A doação de sangue é um ato essencial para salvar vidas Foto: André Araújo

Foto: André Araújo A doação de sangue é um ato essencial para salvar vidas A doação de sangue é um ato essencial para salvar vidas

A doação de sangue é um ato essencial para salvar vidas, sem ela, não é possível realizar diversos procedimentos médicos; como cirurgias, transfusões, entre outros. Diante da importância desta ação, foi criado o Junho Vermelho, data alusiva à doação de sangue. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Hemorrede Tocantins irá promover durante este mês, ações de incentivo a doação de sangue.

De acordo com a superintendente da hemorrede, Pollyana Gomes, a Campanha Junho Vermelho foi criada em junho de 2015, e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país. “Ela tem como objetivo incentivar o a doação voluntária de sangue, sensibilizando a população de que esse ato de amor ao próximo, salva vidas”, esclarece.

A superintendente explica que devido a pandemia de Covid-19, a campanha se tornou mais relevante “diante da situação mundial, a programação de junho vermelho se faz ainda mais necessária, pois houve queda no número de doações, e como consequência os estoques de sangue ficaram em níveis ainda mais deficitários nos hemocentros”, a gestora ainda relata “com a campanha, não buscamos apenas aumentar o número de doações em junho, mas intensificar a cultura da doação de sangue, para que ela aconteça o ano todo”.

Segurança na doação

As unidades da Hemorrede do Tocantins mantêm rígidas medidas de segurança para à prevenção da Covid-19, conforme indicações do Ministério da Saúde (MS), com o uso obrigatório de máscaras, pia para higienização das mãos, álcool em gel disponível em todos ambientes, além do agendamento prévio da doação.

Programação 

Todas as cinco unidades de coleta de sangue do Tocantins, irão realizar atividades especiais durante o Junho Vermelho, confira: - Nas unidades de Palmas, Hemocentro Coordenador e Unidade de Coleta do Hospital Geral de Palmas (HGP), a programação inicia a partir do dia 1º de junho, com a realização de coletas externas e programadas. Nas unidades, o foco principal nesse mês de junho será em alusão às festas juninas, evento típico da região. A programação contará por meio da parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (FEQUAJUTO), filiada a Confebraq, e lançada no dia cinco de junho. Para o dia 14 de junho, em comemoração ao dia Mundial do Doador de Sangue, será realizada uma coleta externa no Ministério Público Estadual (MPE), e homenagem aos doares que comparecem as unidades da hemorrede.

- O Hemocentro Regional de Araguaína, em parceria com o Projeto “Mãos que doam” (projeto instituído por diversas categorias de empresários e outros profissionais da cidade que abraçaram a causa da doação de sangue), estará homenageando, durante todo mês de junho, os doadores que comparecerem na instituição para realizar sua doação voluntária de sangue.

- O Núcleo de Hemoterapia de Gurupi realizará a campanha para doação voluntária de sangue e cadastro de doadores voluntário de medula óssea, em parceria com os alunos da Universidade de Gurupi (Unirg) durante todo o mês de junho. A unidade também fará parceria com a COMSUL (União das Ligas Acadêmicas da Unirg), e a campanha será realizada entre 31/05 e 04/06. Já no dia 14, será realizado no hemocentro, um Coffee breack, para homenagear os doadores de sangue.

- A Unidade de Coleta e transfusão de Porto Nacional, realizará coletas programadas com os seguintes parceiros: Igreja Assembleia de Deus, liga de oncologia do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto (ITPAC) e banco SICOOB.

- No dia 14, a Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis realizará uma ação em comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, em conjunto com a Igreja Universal do Reino, onde acontecerão palestras sobre a importância de ser um doador de sangue.