Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana Ox

Foto: Flaviana Ox

O Prêmio Poesia em Movimento selecionou os dez estudantes finalistas da seletiva. Realizado por A Barraca Cia de Artes, com a produção executiva da arte-educadora e atriz Magna Carneiro, em parceria da Academia Palmense de Letras (APL) e Academia Tocantinense de Letras (ATL), o concurso literário recebeu o total de 52 inscrições, de todas as regiões do Estado e em todos os gêneros literários. A curadoria das poesias foi realizada pelos escritores membros da Academia Palmense de Letras, Josafá Miranda e Osmar Casagrande.

Dentre os finalistas estão estudantes de Palmas, Gurupi e Araguaína, que participarão de um e-book digital e também participarão de um encontro virtual sobre Literatura na próxima quinta-feira, 3, no Youtube A Barraca Cia de Artes, com escritores e artistas regionais como forma de incentivo ao despertar de novos talentos.

Todos os finalistas estão convocados a participar da webconferência, onde serão declamadas as poesias selecionadas pelas atrizes de A Barraca Cia de Artes e também anunciados os três primeiros colocados. Os três primeiros colocados ainda serão premiados com tablet (1º), caixa de som JBL (2º) e fone de ouvido sem fio com tecnologia Bluetooth (3º). Participam do Prêmio Poesia em Movimento alunos de escolas públicas do Estado do 9° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio.

O Prêmio Poesia em Movimento tem o objetivo de democratizar a arte e a cultura, incentivar a formação de novos escritores e incentivar a valorização da literatura regional. “Recebemos um material bem vasto, os talentos que temos em nosso estado vão muito além desses dez finalistas, mas cremos que já será uma sementinha plantada que vai brotar uma nova geração de talentos da nossa literatura regional”, disse Magna Carneiro.

Poesia em Movimento

O projeto é patrocinado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura. Proponente do projeto, a atriz, arte-educadora e escritora Magna Carneiro conta que a proposta é também de despertar o interesse pela Literatura, principalmente na juventude. “Na minha vivência em sala de aula, conheci muitos estudantes que tinham o dom para a poesia, mas não tinham um incentivo para desenvolver aquele talento nato. Então, criamos esse projeto para descobrir e despertar os novos talentos que temos no campo da Literatura de Norte a Sul do Estado”, explica Magna.

Finalistas, por ordem alfabética

Ana Beatriz Rodrigues Paes - A Volta pra Casa;

Helen Castro Santana - Dúvidas do Amor;

João Paulo Rodrigues Garcêz Bueno – Orgulhoso;

Júlia Larissa Jagnow Falcade - Tá no Simples;

Leticia Silva Lima - As Mazelas e o Pré-Modernismo;

Lorrane Martins de Sousa – Atitude;

Luan Rodrigues Alves - O Freezer e o Docinho;

Maria Paula Costa Klepa - Tragos e Desigualdade;

Pedro Rodrigues Ferreira Neto - O Rei e o Peão;

Rayssa Glória da Silva - Minha Metade.