Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prevenção às queimadas no atual período de estiagem foi discutida em reunião nessa segunda-feira, 31, entre o promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior, titular da Promotoria Regional Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia e agricultores do projeto de assentamento Caracol, de Formoso do Araguaia, que se dirigiram ao Ministério Público para orientações e explicações.

Na ocasião, o promotor de Justiça explicou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Ministério Público quanto ao monitoramento dos incêndios florestais em queimadas, que ocorre por meio do uso de imagens e dados de satélite para a identificação dos imóveis rurais onde ocorreram registros anuais de fogo. Os assentados do projeto Caracol, assim como outros agricultores do Estado, receberão notificações individuais quanto às cicatrizes de queimadas registradas em suas áreas no ano de 2020, que podem gerar atuação ministerial futura.

Além das notificações, o promotor se comprometeu a enviar também um vídeo institucional contextualizando sobre as queimadas e esclarecendo sobre consequências de reiteração de queimadas no período restritivo, material que deve ser destinado a circular entre a população local.

Na reunião com o membro do Ministério Público, os produtores rurais reconheceram o problema das queimadas e falaram sobre a necessidade da implementação de medidas preventivas, como educação ambiental, treinamentos e, inclusive, a formação de uma possível brigada de incêndios.