Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação do bioma Cerrado, tanto para vida quanto para o sustento das famílias. Esse é o objetivo do projeto Amigos do Cerrado, lançado nesta terça-feira, 1º de junho, no município de Araguacema.

Além do lançamento do projeto Amigos do Cerrado, outras ações serão realizadas ao longo desta semana, em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5.

O projeto será executado no formato de gincana escolar, quando os alunos deverão realizar tarefas voltadas à manutenção do bioma e à conscientização.

A representante do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) no projeto, Aline Vilarinho, que é supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal Cantão, explica que a ideia surgiu durante uma reunião de trabalho, realizada na Escola Agrícola de Araguacema.

“Todas as ações planejadas dentro do projeto Amigo do Cerrado têm como objetivo envolver a sociedade em ações que primam pelo equilíbrio entre as relações econômicas e ecológicas”, diz Aline.

As ações do projeto serão desenvolvidas pelos alunos das escolas municipais, com apoio de suas famílias. Cada participante, ao aceitar entrar na competição, adotará uma semente e terá que transformá-la em muda.

Os participantes também deverão produzir novas mudas a partir das sementes que eles mesmos encontrarem no Cerrado. As mudas produzidas e entregues pelos alunos durante a gincana serão doadas para o Viveiro Municipal de Araguacema.

De acordo com o calendário divulgado, o encerramento da gincana, com a entrega dos prêmios, está previsto para o dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia da Árvore. Os prêmios variam de bicicletas, kits de material escolar, brinquedos e excursões.

O projeto Amigos do Cerrado também premiará os alunos das escolas da rede municipal de ensino de Araguacema que se destacarem na produção de um texto ou pintura, com o tema Meio Ambiente/Cerrado.

Identificação

No dia 22 de abril, quando foi comemorado o Dia da Terra, a Prefeitura de Aguacema recebeu do viveiro da APA Serra do Lajeado a doação de 1,5 mil mudas de árvores nativas, que foram plantadas no Boque Boiadeiro.

Na manhã desta terça-feira, 1º de junho, antes do lançamento do projeto Amigos do Cerrado, os parceiros foram até o local fazer a identificação das espécies plantadas, por meio da fixação de plaquinha.

Nessa quarta-feira, 2, a Prefeitura de Araguacema fará a distribuição de mudas de plantas nativas para a população em geral. Para evitar aglomeração, a entrega será feita no sistema drive thru, na Praça Gentil Veras, a partir das 8 horas.

O projeto Amigos do Cerrado está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Araguacema, tendo como parceiros o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da APA Ilha do Bananal Cantão; O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Associação de Fruticultores de Araguacema, além das secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo e Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.