Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A advocacia de diversas regiões do Estado está sendo mobilizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins para participar, na próxima sexta-feira, 11, de desagravo em favor do advogado Lukas Maciel Custódio. Segundo a OAB/TO, ele teve pés e mãos algemados durante exercício da profissão após ação truculenta, fora de qualquer padrão aceitável de conduta policial diante de um advogado que não oferecia risco à ordem pública.

“A violência contra um advogado é uma agressão a toda a advocacia. A OAB/TO conclama a advocacia a reagir a forma desumana do tratamento ao advogado, Lukas Custódio, que foi agredido no exercício da profissão. A preservação das prerrogativas da advocacia é essencial na defesa do cidadão. A OAB/TO não aceita que um ser humano em pleno ano de 2021, seja algemado pés e mãos de forma injustificada e como ato de violência deliberada. Uma forma cruel até mesmo para um animal”, defendeu o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga. 

A Ordem posiciona que a abordagem da Guarda Metropolitana de Palmas e da Polícia Militar e depois na Delegacia de Polícia Civil chocou a sociedade e em especial a advocacia tocantinense. "O ato demonstrou amplo despreparo do agente público que o praticou por ser inaceitável em qualquer sociedade civilizada. A Ordem considera que um profissional com a postura arbitrária e ilegal como essa não deve fazer parte dos quadros de um serviço público, tampouco nas ruas oferecendo risco para a segurança à comunidade", defende a OAB/TO. 

“Inaceitável a falta de civilidade e o alto grau de violência praticado contra um advogado no exercício de sua profissão, desarmado e sem oferecer qualquer risco à comunidade. Nossa atuação na defesa das prerrogativas da advocacia é mais do que justa e necessária para coibir esse tipo de atitude. Um agente público que tem seu salário custeado pela sociedade deve no mínimo respeitá-la”, ressaltou o procurador-geral de prerrogativas, Paulo Roberto Silva. 

O advogado Lukas Maciel Custódio destacou que a união da advocacia em sua defesa neste caso lhe deu forças para continuar firme depois de tamanha violência. “Nada justifica uma atitude como aquela. Agradeço a advocacia do Estado, em especial a OAB/TO, que tem abraçado a nossa luta por justiça. Sou apaixonado pelo que faço, por defender diariamente os direitos do cidadão e trabalhar para que a injustiça nunca prospere. Nossa luta é para que nenhum advogado ou advogada tenha a vida marcada por ações de tamanha violência e desrespeito não apenas em sua atuação profissional, mas em sua própria humanidade”, afirmou Custódio. (OAB/TO)