As inscrições do Festival de Quadrilhas Juninas do Arraial Capim Dourado 2021 do Tocantins foram encerradas e o evento já tem os grupos selecionados para participar do concurso junino. O festival quadrilhas juninas do Tocantins atraiu participantes de diversas regiões de todo o Brasil.
No dia Nacional das Quadrilhas Juninas (1°/06) o Instituto Araguaia Tocantins e a Coordenação, por meio de uma reunião online com os presidentes e representantes das juninas inscritas, realizaram o sorteio da ordem das apresentações das quadrilhas juninas inscritas e selecionadas para o Arraial Capim Dourado do Tocantins que acontecerá nos dias 25 e 26, sempre a partir das 19hs.
A lista dos jurados passou por análise curricular. Mais de 20 jurados de vários estados do brasil se inscreveram para fazer parte do acontecimento e participarão de uma capacitação online feita no próximo dia 14 de junho.
O evento que ocorrerá em formato de live, trará novidades e inovações para as apresentações das quadrilhas juninas - a começar pelo formato de avaliação e julgamento. Os jurados que vão compor a mesa avaliadora dos concursos usarão um sistema criado exclusivamente pelo quadrilheiro e coordenador do evento, Wilson Alves, para votação e justificativa das notas online.
Formato das Apresentações
Outra mudança que vai ocorrer é o formato das apresentações, saindo do modelo convencional onde a cada dia uma modalidade disputava todos os candidatos. O Arraial Capim Dourado criou um sistema de “Grade” onde todas as modalidades foram distribuídas nos dois dias do evento, ou seja, em um mesmo dia acontecerá apresentações do Casal de Cangaço, Casal de Noivos, Casal de Reis e Rainhas, levando em média 5 minutos cada uma e ao encerramento Shows com Bandas Tocantinenses.
Estados
Ao todo estão participando do Arraial Capim Dourado do Tocantins cinco Estados: Amapá, Bahia, Goiás, Pará, Tocantins e o Distrito Federal, totalizando 24 Quadrilhas Juninas, com mais de 70 apresentações e mais de 400 artistas envolvidos (quadrilheiros, coreógrafos, maquiadores, costureiras, cenógrafos, artesãos, músicos, dentre outros profissionais envolvidos).
O Evento seguirá rigorosamente as recomendações de Saúde de combate ao Covid-19 e decretos municipais e estadual. O projeto “Arraial Capim Dourado do Tocantins e Simpósio Estadual do Movimento Junino” foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Agência de Desenvolvimento do Turismo e Cultura do Estado do Tocantins.
Mais informações podem ser consultadas pelo site do evento www.arraialcapimdourado.com.br.
Relação de Jurados do Arraial Capim Dourado do Tocantins 2021
Ordem de apresentação das quadrilhas juninas