Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Osires Damaso (PSC/TO) esteve reunido nesta quarta-feira, 9, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para pedir a inclusão do Tocantins no Projeto Conectividade no Campo com sinal 5G. Em 19 de maio o Ministério da Agricultura apresentou um estudo que será a base para ampliação de conectividade no campo na região do Matopiba, mas que não incluía o Tocantins. O projeto tem o objetivo de oferecer cobertura de internet no modelo telecom (sinal 2G, 3G, 4G) na zona rural até o ano 2026. Nesse estudo constava o modelo 5G apenas para os estados do Maranhão e Bahia, com 34 municípios contemplados.

Damaso justificou o crescimento da produção de grãos no Estado para a inclusão do Tocantins no projeto e que, com a oferta de mais conectividade, será viável adquirir tecnologia para desenvolver ainda mais o agro no Estado.

A ministra Tereza Cristina informou ao parlamentar que há planos de atender a solicitação do parlamentar. No modelo apresentado no estudo, o Tocantins está contemplado com conectividade até o modelo 4G. O impedimento no momento é que, até agora, há apenas cinco torres disponíveis para a conectividade 5G, mas que é uma questão de tempo para que seja ampliado e atender o Tocantins e demais regiões.

A região do Matopiba é uma das principais áreas produtoras de grãos do Brasil formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com 337 cidades. Representa 12% da produção nacional de soja, com mais de 15 milhões de toneladas por ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ainda segundo dados da Conab, a soja, que é o principal produto agrícola do Tocantins, deve ter crescimento na produção na safra 2020/2021, com crescimento de 3,9% de área plantada vai aumentar 3,9%, e aumento da produção de 1,5%. O total de grãos do tipo que serão produzidos deve chegar a 3,6 milhões de toneladas.