Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em cerimônia realizada nessa quinta-feira, 10, os magistrados Edssandra Barbosa da Silva Lourenço e Márcio Barcelos Costa foram empossados como Juízes Membros Substitutos da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para o biênio 2021-2023. A posse foi realizada por videoconferência, com participação dos empossados, membros da Corte e presidente da Associação de Magistrados do Tocantins (Asmeto).

Ao empossar os novos integrantes da Corte, o Presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier, destacou a trajetória dos magistrados no judiciário tocantinense, bem como na atuação junto à Justiça Eleitoral como juízes de 1º grau. “Como presidente desta Corte Eleitoral, é uma grande satisfação receber dois grandes magistrados para compor o quadro desta Justiça Especializada, como é o caso da Doutora Edssandra Barbosa e do Doutor Márcio Barcelos. Quero dizer a vocês dois que a Justiça Eleitoral é apaixonante e vocês vão sentir esse gostinho a partir de agora.  Tenho certeza de que com toda experiência e conhecimento que vocês possuem, esta Corte Eleitoral elevará ainda mais o nível dos debates jurídicos e a qualidade das decisões. Sejam bem-vindos!”, disse Lamounier.

Em seus pronunciamentos, os empossados relembraram suas respectivas atuações junto às zonas eleitorais enquanto juízes eleitorais e ressaltaram a satisfação de integrar a Corte do TRE-TO. “Desde criança tinha o sonho de ingressar na magistratura e busquei caminhos que me levassem à concretização deste sonho. Em 2008 passei a integrar o judiciário tocantinense, inclusive com atuação neste mesmo ano na jurisdição eleitoral. Mas meu relacionamento com a Justiça Eleitoral começou bem antes de ingressar na magistratura. Aos 16 anos atuei como mesária em uma seção instalada na zona rural de Tocantinópolis e desde então sempre auxiliei nas eleições, até tomar posse como juíza. Para mim é uma honra estar nesta Corte, e reforço meu compromisso de trabalhar com o mesmo zelo e empenho que dediquei ao 1º grau de jurisdição. Valeu a pena travar a árdua batalha de tornar realidade meu sonho de ingressar na magistratura”, afirmou a juíza Edssandra Barbosa. 

“É uma satisfação enorme estar fazendo parte desta Corte. Agradeço a oportunidade de atuar neste Tribunal, e afirmo que vai ser fácil trabalhar com uma equipe tão competente e amiga. Assim como sempre pautei minha atuação no 1º grau, afirmo que iremos trabalhar com seriedade, responsabilidade, honestidade e celeridade”, destacou o juiz Márcio Barcelos.

Presenças

Além do presidente do TRE-TO, a solenidade foi acompanhada pelos juízes da Corte, Ana Paula Brandão Brasil, José Maria Lima e Márcio Gonçalves Moreira; pelo Procurador Regional Eleitoral, Álvaro Manzano; pelo diretor-Geral Francisco Cardoso e pela presidente da ASMETO, juíza Odete Batista Dias Almeida. “Em nome da magistratura tocantinense, desejo sucesso aos empossados. Desejo a Vossas Excelências uma atuação profícua, serena, responsável, determinada e pautada na consciência reta”, disse a magistrada.