Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A criação de gado de corte no Tocantins ganha incentivo com o Plano ABC

A criação de gado de corte no Tocantins ganha incentivo com o Plano ABC Foto: Divulgação Seagro

Foto: Divulgação Seagro A criação de gado de corte no Tocantins ganha incentivo com o Plano ABC A criação de gado de corte no Tocantins ganha incentivo com o Plano ABC

A Feira de Tecnologia Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital, discutirá o tema Agricultura de Baixo Carbono (ABC) Corte e Plataforma de Pecuária de Baixo Carbono, na próxima terça-feira, 15, às 13h55, na plataforma: agrotins.to.gov.br. A feira inicia terça-feira, e prossegue até sexta-feira, 18. Esta edição tem como tema principal, Agro 4.0 – Tecnologia no Campo.

Na live, participam o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Roberto Giolo de Almeida, Pedro Henrique Rezende de Alcântara, o engenheiro agrônomo da Boa Esperança Agronegócio, Guilherme Milhomem e um extensionista rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). 

Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de Agricultura de Baixo Carbono da Seagro, Marcelo Marcelino, atualmente estão sendo desenvolvidos quatro projetos que preconizam a adoção de tecnologias de Agricultura de Baixo Carbono, Projetos ABC Corte, ABC Leite/Balde Cheio, ABC ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Florestas) e ABC Soja Sustentável.  “Ao todo são 72 Unidades de Referência Tecnológica [URT’s] ativas, sendo conduzidas com assistência continuada de técnicos da Ater [Assistência Técnica Rural] pública e privada”, disse. 

Projeto ABC – Corte:

O Projeto ABC Corte tem como objetivo intensificar a produção de carne a pasto em sistemas com e sem irrigação por meio de uma rede de técnicos continuamente capacitados pela Embrapa. As Unidades de Referência Tecnológica (URT) são acompanhadas pela Embrapa e assistidas por técnicos do Ruraltins e consultorias privadas. A média das URT's sem irrigação é de aproximadamente 25 arrobas por hectare ao ano com potencial de ultrapassar 60 arrobas. Em sistemas irrigados o potencial é de mais de 110 arrobas.

“O projeto ABC Corte é um dos 4 projetos do Plano ABC-TO. O Plano ABC-TO é um Plano de Estado. O Governo do Estado do Tocantins por meio da Seagro em conjunção com a Embrapa, Mapa, Ruraltins e outros parceiros são responsáveis por todas as ações de implantação e execução desse plano. O Tocantins é referência nacional em projetos de Agricultura de Baixo Carbono”, explicou o gerente do ABC Corte no Tocantins, Marcelo.

Plataforma de Pecuária de Baixo Carbono

A Carne Carbono Neutro (CCN) é uma marca-conceito, parametrizável e auditável, que visa atestar a carne bovina produzida em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta), por meio de uso de protocolos específicos que possibilitam o processo de certificação.