Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Kauan Mad

A Prefeitura de Porto Nacional por meio da Secretaria de Esportes, implantou no sábado, 12, um projeto que tem por objetivo fomentar o estímulo ao esporte no município. Para tanto, foi feito o investimento em 5 escolinhas de iniciação esportiva, nos bairros Jardim Municipal, Clube dos Servidores da Saúde situado no bairro Jardim Querido, Novo Planalto, no Clube dos Cabos e Soldados que fica no bairro Novo Horizonte, e no Parque Eldorado. 

De acordo com o secretário de Esportes, Capitão Diógenes Gonçalves, as escolinhas irão melhorar a qualidade de vida das crianças, além de despertar novos talentos. “As Secretarias de Esporte e de Infraestrutura têm trabalhado em parceria visando ampliar cada vez mais o alcance do esporte no município. O prefeito, Ronivon Maciel não tem medido esforços para que esse projeto que é um sonho meu e de muitos presentes neste momento, aconteça. Ele entende que o esporte é uma ferramenta de suma importância no desenvolvimento do cidadão desde a infância”, pontuou. 

O sargento Graciliano, presidente da Associação dos Cabos e Soldados do 5º Batalhão, falou sobre suas expectativas com o incentivo da Prefeitura Municipal à escolinha mantida no clube. “Temos mantido essa escolinha como uma forma de dar a nossa contribuição para a comunidade. E agora firmando parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esportes, esperamos que essa escolinha seja fortalecida, e que as oportunidades para esses jovens sejam ampliadas. O nosso desejo é que eles tenham uma percepção melhor sobre a vida. Acreditamos que teremos ótimos resultados com o projeto, que ganha força com essa parceria”, argumentou.

O projeto irá promover a prática de modalidades esportivas variadas, contemplando assim meninos e meninas que poderão potencializar suas habilidades. O Professor, Adaziel Teixeira Machado, que dá aulas de badminton para jovens portuenses, demonstrou empolgação com o modo que os planejamentos relativos ao esporte em Porto Nacional estão sendo conduzidos. “Eu vejo com bons olhos a nova proposta da Secretaria de Esporte Municipal, em termos de estar diversificando as modalidades esportivas. Essa é uma luta que já falamos a muito tempo, dessa construção de novas modalidades. A gente sabe que a cultura futebolística de Porto Nacional não pode acabar, ela deve permanecer, mas deve se incentivar outras modalidades também. Um ponto muito positivo dessa gestão que eu tenho observado é que mesmo durante a pandemia, tenho visto muitos planejamentos para que ocorra o investimento em outras modalidades, isso é muito importante”, afirmou.

A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito, Ronivon Maciel, do secretário de Esportes, Capitão Diógenes Gonçalves, do Secretário de Infraestrutura, Marcos Lemos, do Vereador, Gilian Fraga, e do Presidente da Fundação da Juventude, Murilo Ferreira da Silva. Além das autoridades citadas estiveram presentes também, Representantes de Associações, e Treinadores. 

Personalidades do Município que tiveram importância significativa à frente de projetos voltados ao esporte em Porto Nacional foram homenageados. Receberam Certificado de Reconhecimento Público como Referências em formação das categorias de base desportiva, das mãos do prefeito, Ronivon Maciel, e do Secretário de Esportes, Capitão Diógenes Gonçalves, os Senhores: Raimundinho Eduardo Evangelista, Edson Aires Campêlo, Ronaldo Pinto Cerqueira, Pedro Venceslenço Filho, Joaquim Nunes do Amaral, Nilton Rodrigues da Cruz, José Roberto da Silva, José Rodrigues dos Santos, Valdimilson Rodrigues da Cruz, e Armando Martins de Almeida Filho (in memória). 

Geová Martins recebeu o Certificado em nome de seu irmão, já falecido, Armando Martins, e falou da emoção que sentiu. “O sonho do meu irmão era ser reconhecido pelo seu trabalho desenvolvido no futebol. Queria muito que ele estivesse aqui neste momento, infelizmente isso não é possível. Estou muito honrado em poder representá-lo”, frisou.

O prefeito, Ronivon Maciel, finalizou as ações no Setor Jardim Querido, enfatizando que o incentivo ao esporte será uma prioridade em sua gestão. Segundo ele, investir na prática esportiva é uma forma de inclusão social, que contribui para o combate e prevenção às drogas, desperta e impulsiona futuros talentos, além de promover melhoria na qualidade de vida dessas crianças e jovens.

O cerimonial seguiu todos os protocolos sanitários contra a disseminação da Covid-19.