Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Gestores públicos, prefeitos, secretários e servidores participaram na tarde dessa quinta-feira, 17, do último dia do Seminário Prefeitura Conectada. O evento promovido pelo Sebrae Tocantins reuniu, durante dois dias, autoridades e especialistas em gestão pública e inovação que debateram estratégias e boas práticas, on-line.

 No primeiro painel, o presidente da Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais (Abase), Cláudio Mendonça, parabenizou o Sebrae Tocantins pela iniciativa. “Esse encontro ajuda os participantes a evoluírem nos seus negócios e, de forma constante, podemos ir cada vez mais longe”, pontuou.

Com a palestra "Legislação para termos um Tocantins mais simples", o deputado federal Tiago Dimas, destacou a importância da transformação digital e da simplificação dos processos do poder público para uma boa gestão. “A governança para implantação dos processos de transformação digital envolve diversas ações, mas a ampliação do acesso às novas tecnologias da informação é a grande aliada para termos uma gestão cada vez mais eficiente e digital”, ressaltou.

O presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, enfatizou sobre a inovação no setor de serviços e comércio. “As redes sociais contribuíram bastante nesse processo. Existem diversos estudos que mostram que na pandemia o uso das tecnologias avançou de forma significativa no Brasil, o que demoraria de três a cinco anos. Isso prova que as empresas que estiverem atentas e flexíveis para se adaptar de forma rápida ao mundo digital vão sair na frente”, orientou.

Debates

Mediado pelo presidente da Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais (Abase) e superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, os convidados debateram, além das medidas inovadoras que as empresas precisam executar nesse tempo de pandemia, o apoio político que tem sido articulado para auxiliar este processo. 

"Um dos pontos que podemos destacar destas medidas é a Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural e que veio dar apoio para enfrentar a crise econômica que o país vive”, esclareceu o deputado federal, Tiago Dimas.

O presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, reforçou sobre o crescimento notório nos municípios. “Estamos confiantes que com a união vamos superar esses momentos difíceis. A economia já mostra a recuperação e, seguindo estratégias efetivas, as empresas também crescerão”, comentou.

Nas considerações finais do primeiro painel, o deputado agradeceu o evento. “Esse debate riquíssimo vai permitir aos municípios tocantinenses um crescimento notório, isso é apenas o início e o apoio técnico do Sebrae será essencial”, concluiu.