Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Marcos Veloso

Foto: Marcos Veloso

A Agência Municipal de Trânsito e Transportes de Gurupi (AMTT), divulgou na manhã desta terça-feira, 22, dados estatísticos dos acidentes de trânsito ocorridos em 2021 na cidade, que registraram aumento em relação a 2020. Ações preventivas estão sendo adotadas pelo órgão visando reduzir estes índices.

Com informações do Observatório de Trânsito da AMTT, subsidiadas pela Agência Local de Inteligência do 4º Batalhão da Polícia Militar em Gurupi, ficaram destacados alguns números que preocupam o órgão municipal. Com base nas informações comparativas ao ano de 2020, ano atípico por causa da pandemia de Covid-19, assim como 2021, mostram um aumento de 10,1% nos números absolutos dos acidentes com e sem vítimas, onde passaram de 252 para 278 em 2021, comparando os meses de janeiro a maio.

Outra informação preocupante foi o número de óbitos que nos cinco primeiros meses de 2020 foi registrado um acidente de trânsito com vítima fatal, enquanto no mesmo período deste ano houve um aumento para três vítimas fatais.

Mas também há dados positivos, pois o número de acidentes que tiveram pessoas envolvidas com lesões caiu de 51% para 46% neste ano, durante o mesmo período comparado.

Baseado nestes números, a AMTT Gurupi está desenvolvendo algumas ações de prevenção de acidentes e ampliando seus serviços operacionais com os atendimentos de acidentes de trânsito e segurança viária dos locais mais críticos de ocorrências. Com isso, o órgão promoverá capacitações e instruções técnicas para essa ampliação de serviços operacionais que vão se estender aos períodos noturnos e finais de semana.

Outra novidade para o serviço operacional é a utilização, desde o início do mês de junho, de uma viatura Camionete modelo Amarok completa com sistema de sinalização móvel e comunicação com as demais forças de segurança e proteção de vidas, para maior proteção dos agentes de trânsito e eficiência nas ações de prevenção e ostensividade na segurança viária de Gurupi.

“Vamos manter nosso foco na prevenção de acidentes com mais intensidade e ostensividade nas operações, respeitando a nossa sociedade que sempre se mostrou ordeira e solidária em nossas ações”, afirmou o presidente da AMTT, Sargento Jenilson.