Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Jailson Sam

Foto: Jailson Sam

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, e a diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli Santos, participam do primeiro dia da Reunião Ordinária do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal, com a participação de autoridades da Força-Tarefa dos Governadores para Clima e Floresta (GCF Task Force), realizada nesta quarta-feira, 23, na cidade de Brasília (DF).

Durante o encontro, assuntos como situação, oportunidades e desafios para acesso dos Estados ao mercado de reduções de emissões e Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD +) foram abordados pelos nove secretários de meio ambiente que integram a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso Rondônia, Roraima, Pará e o Tocantins), além de abrir espaço para a visão dos consultores jurídicos que apoiaram o GT REDD+ dos estados e das ONGs parceiras.

A diretora Marli Santos apresentou aos integrantes da sessão a situação atual dos Estados e as pretensões para os próximos anos em relação ao REDD+. “Temos que pensar como fornecedores mundiais de crédito de carbono, nossos esforços para alcançar as metas relacionadas às mudanças climáticas se perduram por 15 anos, mas será compensado com o investimento pretendido para execução”, destacou.

A programação se estende até a quinta-feira, 24, para traçar estratégias com os membros da Amazônia Legal e elaborar planos de ação, além de contar com a participação dos Estados no Fórum Mundial de Bioeconomia e alinhamento com a visão do Pará em relação à Estratégia Regional para Bioeconomia.

GCF

A Força-Tarefa GCF é uma plataforma global para que governos estaduais e provinciais promovam inovação e liderança de políticas subnacionais, envolvam e colaborem com partes interessadas do setor público e privado em vários níveis e estabeleçam caminhos para abordagens nacionais e internacionais eficazes para reduzir o desmatamento e melhorar os meios de subsistência.

Criado em 2008, nove governadores do Brasil, da Indonésia e dos Estados Unidos assinaram MOUs, acordos de cooperação climática e florestal que lançaram a Força-Tarefa do GCF. A Força Tarefa do GCF foi projetada para promover abordagens jurisdicionais para o desenvolvimento de baixas emissões e Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD +).