A Prefeitura de Araguanã, a cerca de 470 km de Palmas, liberou a temporada de veraneio nas praias do município. O decreto autorizando a realização da temporada e as regras de prevenção ao novo coronavírus foram publicadas no Diário Oficial do Município (Domp) desta quinta-feira, 24.
De acordo com o texto, os comerciantes terão que fazer cadastro na prefeitura para montar tendas nas praias. As estruturas terão que respeitar distanciamento de 10 metros entre uma e outra e só serão permitidas 10 pessoas por tenda.
A visitação às praias da região será permitida das 8h às 19h. De acordo com o prefeito Max Barbosa (PL), o município tem forte potencial turístico e sua importância para a economia do município, bem como a imunização de todos os barqueiros contra a covid-19 que, segundo ele, permitiria a realização da temporada de praias de forma segura.
"Depois de várias considerações chegamos ao concenso de que proibição não seria o caminho, mas sim a regulamentação de acampamentos e dessas visitas às praias", disse o gestor.
As embarcações que transportam os visitantes às praias e ilhas só poderão transportar 50% da capacidade de passageiros. Os barqueiros que descumprirem a norma poderão pagar multa.
De acordo com a prefeitura, a fiscalização das normas estabelecidas no decreto será realizada por uma equipe volante no rio Araguaia. A cidade também contará com barreiras sanitárias em portos e ilhas durante os finais de semana.
Araguanã
Localizada na região norte do estado, Araguanã é banhada pelo rio Araguaia e tem atrativos turísticos muito frequentados entre junho e agosto, como a Praia do Escapole.
Atualmente, a cidade tem 554 casos confirmados de covid-19 e 13 mortes causadas pela doença.