Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes Praia da Graciosa em Palmas Praia da Graciosa em Palmas
  • Reunião do COE da Prefeitura de Palmas sobre fiscalização nas praias da capital

A Prefeitura de Palmas confirmou na noite desta quinta-feira, 25, que não haverá temporada de praias no mês de julho. O Decreto que proíbe a utilização da faixa de areia nas praias, continua em vigor.

Apesar da suspensão, a gestão informou contudo que quiosques e vendedores ambulantes continuem trabalhando nas praias, desde que os protocolos sanitários sejam respeitados.

A prefeitura reforça que a utilização das praias continua proibida, mas há relatos de concentração de pessoas nas praias da capital aos fins de semana. A respeito disso, a gestão alegou que equipes intersetoriais do Município têm estado presentes nesses espaços diariamente, e com mais intensidade nos fins de semana, promovendo ações educativas com os comerciantes. A ideia é que estes sejam parceiros na fiscalização do cumprimento das medidas de segurança sanitária, assim como atuem também na conscientização dos moradores e turistas que visitam as praias.

Estratégias

Na tarde desta quinta-feira, 24, a Comissão de Monitoramento, criada para acompanhar o cumprimento dos decretos municipais que estabelecem medidas protetivas contra a Covid-19, reuniu-se para definir estratégias de atuação no período de julho. Ações pedagógicas serão somadas ao trabalho de fiscalização. Segundo o presidente da Agência de Turismo (Agtur), Marcio Neres, o trabalho de conscientização será feito entre os comerciantes e a população. “A ideia é intensificarmos as ações já na primeira semana de junho.”

O presidente da comissão, o secretário-executivo de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, Gustavo Bottós, explica que as ações são para evitar um possível fechamento das praias, caso o cenário epidemiológico piore. “Caso as orientações não surtam efeitos, poderá haver medidas mais duras.” Mas ele acredita que haverá colaboração por parte dos empresários e da população.

A secretária do Desenvolvimento Econômico e Emprego, Mila Jaber, enfatizou que o foco da gestão também é a preservação dos empregos, mas sem se descuidar das medidas de proteção à vida.

Além das chefias das equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária, Obras e Posturas, Guarda Metropolitana e Trânsito, participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, Carlos Braga, e de Segurança e Mobilidade Urbana, Coronel Alaídes Pereira Machado; e os secretários-executivos da Saúde, Daniel Borini (que preside o Centro de Operações de Emergências em Saúde - COE Covid-19 Palmas), e da Comunicação, Valéria Kurovski.