Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

O município de Palmas manteve notas máximas 'A' nos indicadores Endividamento e Índice de Liquidez, que medem a capacidade de pagamento do Poder Público. A informação é do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Mas, no indicador Poupança Corrente, Palmas teve nota 'B', antes 'A', em razão de uma alteração na metodologia. “A mudança na nota não altera a saúde financeira da Prefeitura de Palmas, que continua apta e com condições de manter o pagamento dos seus empréstimos e também pleitear novos financiamentos, com aval do Governo Federal”, frisa a secretária municipal do Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), Mila Jaber.

A nova pontuação é resultado da mudança metodológica adotada pela STN, que passou a considerar que para ter nota 'A' em Poupança Corrente o indicador precisa ser inferior a 85% e Palmas obteve média de 88,3%, apenas 3,3 pontos percentuais acima, que levaram a Capital a ter nota B. “A STN também considerou o gasto com custeio dos exercícios financeiros de 2020, 2021 e 2022. Nos dois primeiros anos, com ápice da covid-19, a Gestão Municipal concentrou os recursos financeiros no enfrentamento da pandemia e os investimentos foram afetados e o novo cálculo da STN não mede essa adversidade”, pondera secretária Mila.

O indicador Endividamento mede o grau de comprometimento com pagamento de dívidas, onde Palmas ficou índice de 18,4% da Receita Corrente Líquida (RCL) destinada à dívida consolidada, tirando a nota máxima 'A'. O indicador Índice de Liquidez, também com nota 'A', mede a disponibilidade de recursos do Poder Público para honrar os seus compromissos e a Gestão Municipal demonstrou ter 30,1% de obrigações financeiras, considerando sua disponibilidade de caixa.

A Seplad detalha que em 2022, já com a pandemia controlada, a Prefeitura de Palmas voltou a realizar os investimentos públicos, reduzindo suas despesas com custeio. Para este ano, os investimentos continuam sendo ampliados, com obras e ampliações de serviços, como as entregas feitas apenas esta semana: entrega do Caps infantojuvenil, nova estrutura da USF da Arno 71, inauguração do Cmei Professora Juscéia e entrega de novos ônibus para integrar a frota do transporte coletivo. (Secom Palmas)