Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As forças de segurança municipal e estadual realizaram na noite desse sábado, 26, mais uma ação da operação Tolerância Zero, em diversos pontos e estabelecimentos comerciais das regiões norte e central de Palmas. Estabelecimentos comerciais foram autuados por promoverem aglomerações e excederem o horário de funcionamento estabelecido por decretos municipais como forma de combater o novo coronavírus. Os trabalhos de fiscalização seguem intensificados neste domingo, 27.

Durante a operação no sábado, os fiscais se depararam com vários estabelecimentos desrespeitando as medidas de flexibilização. A equipe de Obras e Posturas Municipal efetuou quatro autos de infração e seis notificações nos pontos visitados, por aglomeração e funcionamento fora do horário permitido, além de problemas com a documentação de funcionamento.

Averiguando questões de higienização sanitária e estrutural dos pontos comerciais, equipes da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) efetuaram uma notificação, dois termos de visitas fiscais e outros três termos de educação sanitária. Sendo aplicado também, uma notificação pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Trânsito

Próximos aos estabelecimentos flagrados abertos fora do horário permitido foram realizadas diversas abordagens a motoristas e análises da documentação dos veículos. As ações executadas pelos agentes de Trânsito e Transporte Municipal resultaram no registro de 30 autos de infração, duas remoções de veículos, duas recusas de teste de alcoolemia e uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida.

Graciosa

Prática que vem se repetindo, principalmente nos finais de semana, a Praia da Graciosa novamente estava repleta de pessoas, colocando em risco a saúde pública, diante do momento de enfrentamento à Covid-19. As forças de segurança finalizaram os trabalhos no local abordando e dispersando o público.

Ação conjunta

Os trabalhos são comandados pela Diretoria de Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr) e realizada em conjunto pelas equipes da Vigilância Sanitária e de Obras e Posturas, com o apoio operacional dos agentes de Trânsito e Transporte, Guarda Metropolitana de Palmas, Polícia Militar, Polícia Civil, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Corpo de Bombeiros Militar, equipe da Cidadania e Justiça, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) e o Procon - TO.