Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Leitos de UTI-Covid no Hospital Geral de Gurupi

Leitos de UTI-Covid no Hospital Geral de Gurupi Foto: Adenauer Cunha

Foto: Adenauer Cunha Leitos de UTI-Covid no Hospital Geral de Gurupi Leitos de UTI-Covid no Hospital Geral de Gurupi

Apesar de terem sido entregues pelo governador Mauro Carlesse (PSL) em um evento que reuniu dezenas de pessoas no início desta semana, os 20 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19 em Gurupi ainda constam como bloqueados no portal Integra Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Durante o evento na última segunda-feira, 28, tanto o governador quanto o secretário de saúde, Edgar Tollini, disseram que os leitos já começariam a receber pacientes no mesmo dia. Entretanto, a SES confirmou que os leitos ainda não foram homologados pelo Ministério da Saúde (MS).

A pasta informou que apresentou a documentação necessária ao MS e que a homologação deve ocorrer nas próximas horas. Ainda de acordo com a secretaria, os pacientes que esperam pelos leitos serão regulados tão logo a homologação aconteça.

Os 20 novos leitos ficam nas dependências do Hospital Geral de Gurupi (HGG) que ainda não foi inaugurado. Na última segunda-feira, o governador Mauro Carlesse foi à cidade para entregar os leitos que funcionarão em uma parte do hospital que já está concluída.

A expectativa é de que a primeira etapa do HGG seja concluída e comece a operar no próximo mês de agosto. A unidade vai contar com 200 leitos de internação.

Confira a nota.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, todas as documentações necessárias foram apresentadas e a homologação está em processo final junto ao MS, o que deverá ocorrer nas próximas horas. Os leitos de UTI Covid-19 constam como bloqueados, no sistema Integra Saúde, exatamente porque aguardam autorização final. Assim que ela ocorrer, os pacientes serão regulados.