Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Militar realizou na tarde dessa quarta-feira, 30, uma das maiores apreensões de munições da região do Bico do Papagaio. Foram mais de 60 caixas de munições contendo 13.440 cartuchos dos calibres 32 e 14 mil munições de calibre 38, totalizando 27.440 munições, todas intactas. Toda a mercadoria estava dentro de um caminhão baú, Ford Cargo, placa de Imperatriz-MA. Foram presos pela PM dois homens, 63 e 46 anos e uma mulher de 30 anos. 

A prisão dos envolvidos e a apreensão de todo o material se deu durante uma abordagem feita pela equipe de militares do 9º Batalhão da PM (9º BPM). O caminhão estava em deslocamento quando foi interceptado pela guarnição na Rodovia TO-201, município de Augustinópolis, Norte do Tocantins, onde estavam os dois homens. 

A ação teve início através de levantamento realizado por policiais militares da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM. A PM monitorava a intensa movimentação da entrada e saída de pessoas suspeitas e também de veículos a um comércio na cidade de Augustinópolis, que sempre mantinha suas portas fechadas, o que chamou a atenção da PM. 

Com frequência, os veículos transportando mercadorias suspeitas, deixavam as caixas e logo em seguida outro veículo vinha, pegava a mercadoria e tomava rumo ignorado. 

A PM começou a monitorar o principal veículo, o caminhão Ford, onde estavam as munições apreendidas. Indagado sobre a documentação e destino da carga, o condutor do veículo relatou que a mercadoria pertencia ao dono de uma loja de caça e pesca na cidade de Imperatriz- MA, e que seria nessa loja onde os produtos seriam entregues. 

A PM consultou a documentação junto ao Exército Brasileiro, onde verificou que a autorização expedida pelo órgão federal limitava o transporte daquele tipo de produto apenas até a cidade de Augustinópolis e que necessitava de uma nova autorização dos órgãos competentes para que pudesse ser transportada para outro destino. 

Diante da ilegalidade, configurando comércio ilegal de arma de fogo ou munições, previstas no Art. 17 da lei 10.826/2004, a proprietária da empresa em Augustinópolis, uma mulher de 30 anos, acabou sendo localizada em Praia Norte, também no Norte do Estado.

Os dois homens e a proprietária da empresa em Augustinópolis, foram conduzidos juntamente com todo o material apreendido até a Central de Flagrantes em Araguatins para as devidas providências.