Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Energisa

Foto: Divulgação Energisa

Desde que assumiu a concessão de energia elétrica no Tocantins, a Energisa vem investimento fortemente no sistema de distribuição de energia do Estado. Entre 2015, quando chegou no Estado, até este ano, já investiu R$ 1.943.700 bilhão em melhorias, modernização e ampliação da rede elétrica, levando em forma de energia mais conforto, segurança e qualidade de vida para cerca de 625 mil clientes- segundo a empresa. 

Anualmente, a empresa investe, em média, cerca de R$ 277 milhões no Tocantins. “A prioridade da empresa é oferecer um serviço cada vez melhor aos clientes, garantindo uma oferta de energia permanente e segura e levando bem-estar à população. Desta forma, a empresa se mantém como vetor essencial para o desenvolvimento econômico e social da região. Os investimentos reforçam o nosso compromisso com a melhoria constante da qualidade do serviço e do atendimento aos nossos clientes”, destaca Alessandro Brum, diretor-presidente da Energisa Tocantins.

Recentemente, a Energisa Tocantins, teve os melhores indicadores históricos de distribuição de energia do estado, incluindo, principalmente, o período em que a empresa ainda não atuava no Tocantins. Na prática, significa que as interrupções de energia aconteceram em menor quantidade e, quando aconteceram, duraram menos tempo. E esse desempenho melhora constantemente. Em apenas quatro anos, a empresa saiu do 19º lugar para a 5ª posição no ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A classificação da ANEEL mede a qualidade do fornecimento das empresas por meio do indicador de desempenho global de continuidade (DGC). A medição de qualidade é feita por meio de uma comparação entre o desempenho real das empresas e os limites anuais dos indicadores DEC (duração das interrupções) e FEC (frequência das interrupções).

No último ano, mesmo em pandemia, a empresa entregou obras relevantes, como o novo ponto de conexão com a rede básica (230kV/ 138kV) em Palmas, possibilitando maior robustez e confiabilidade do sistema de suprimento da região central do estado, a instalação de dois grupos geradores, em Mateiros e São Félix, para melhoria na qualidade da energia fornecida na região do Jalapão.  Araguaína e Porto Nacional também receberam novas subestações. Ainda foram implantadas novas tecnologias de proteção e recomposição do sistema, com a instalação de indicador de falta de energia, religadores e seccionalizadores automáticos, totalizando 317 novos equipamentos. 

Ainda este ano, a empresa vai entregar grandes obras, como a Rede Básica de Colinas e a Subestação Luzimangues Industrial, que beneficiam diretamente a população e garantem o desenvolvimento econômico do estado.

“Em um período marcado por fortes impactos devido a pandemia Covid-19, nosso maior desafio foi adotar medidas para a preservação da saúde de nossos colaboradores e clientes, de forma a manter de forma contínua a prestação do serviço que é essencial. Continuar a trajetória de melhoria em um ano tão difícil e atingir uma marca tão expressiva comprova o nosso compromisso com os tocantinenses”, afirma Alessandro.

A comerciante Ana Lúcia Santos, reconhece a melhoria no fornecimento de energia elétrica. “Moro aqui em Palmas há duas décadas e é notório o quanto o fornecimento de energia melhorou nos últimos anos. Sou comerciante e hoje dificilmente falta energia. Isso nos garante a trabalhar de forma segura, sem surpresas”, afirma.

A dona de casa Janina Cláudia é outra cliente que aponta a percepção dessa melhoria. “O atendimento em si evoluiu bastante. Estou muito satisfeita com o fornecimento de energia. Os canais digitais que a empresa disponibiliza agiliza e facilita na hora doe atendimento”, destaca.

Destaque Regional e Nacional

A Energisa Tocantins venceu as últimas duas edições do Prêmio ANEEL de Qualidade, sendo reconhecida pelos seus clientes como a melhor concessionária de energia da região Norte. O prêmio é concedido às concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica mais bem avaliadas na percepção dos consumidores residenciais, por meio da pesquisa que afere o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC). A Energisa Tocantins também é tricampeã do Prêmio ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) como a melhor empresa da região Norte/Centro-Oeste com mais de 500 mil clientes.

Além disso, a Energisa Tocantins é a 52ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil, sendo a terceira melhor da região Norte, segundo o ranking Great Place To Work, e a única distribuidora e energia do País no ranking da primeira edição do Prêmio Destaque Energia, também concedido pelo GPTW.