Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cacique mostra teto de escola sustentado por escora de madeira

Cacique mostra teto de escola sustentado por escora de madeira Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Foto: Reprodução/ TV Anhanguera Cacique mostra teto de escola sustentado por escora de madeira Cacique mostra teto de escola sustentado por escora de madeira

A Secretaria de Educação do Estado (Seduc), informou que vai manter diálogo com a comunidade indígena da Aldeia Cachoeirinha, na Ilha do Bananal, para tentar reaver a caminhonete que foi interditada pelos indígenas como forma de pressionar a secretaria pela reforma da escola da comunidade.

De acordo com os moradores da aldeia, a Escola Indígena Wahuri está em situação precária e apresenta risco de desabar. O teto está sendo sustentado por uma viga de madeira.

De acordo com a Seduc, a unidade escolar atende 20 estudantes, mas está com atividades suspensas por conta da pandemia de covid-19. “Ao todo, a unidade conta com 20 estudantes matriculados que, por conta das medidas de prevenção à Covid-19 e de decreto municipal suspendendo atividades presenciais, estavam estudando de forma remota. Atualmente, toda a rede estadual está em período de férias”, informou a secretaria.

Os indígenas retiveram uma caminhonete da Seduc após a ida de uma equipe da secretaria à aldeia para avaliar a situação da estrutura da escola. Após isso, eles mantiveram o veículo dentro de suas terras.

Em um vídeo divulgado pela TV Anhanguera, o cacique Ideberê Javaé afirmou que não é a primeira vez que equipes da Seduc vão até o local, mas nada foi feito. “Nós queremos chamar a atenção do governo, da imprensa, para nos ajudar nesse momento. Por isso está detida a caminhonete do governo”, disse.

Sobre a reforma, a Seduc informou que já existe uma licitação para fazer a reforma, mas que a obra foi adiada por causa de uma portaria da Funai com medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus nas aldeias. "Tão logo seja autorizada, a reforma da unidade de ensino terá início”, informou.

As obras, conforme a secretaria, contemplam a reforma de cobertura, bloco de salas e banheiros, além da construção de alambrado na unidade de ensino, num valor de R$ 91.002,14.