Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Mesmo sendo a cidade mais populosa do Estado do Tocantins, a capital Palmas vai receber a menor quantidade de vacinas contra covid-19 na remessa disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) aos municípios nesta quarta-feira, 7.

De acordo com informações da SES, são  11.700 doses da vacina da da Pfizer e mais 19.350 do imunizante da Janssen, totalizando 31.050 doses para primeira aplicação. Entretanto, a capital aparece no final da lista de municípios que receberão as vacinas.

Conforme as planilhas divulgadas pela secretaria, Palmas vai receber apenas 160 doses da Janssen, o que corresponde a 0,05% da população da capital. Palmas conta com 306.290 habitantes.

A vacina da Janssen é de dose única, ou seja, com uma única aplicação a pessoa já está imunizada contra a covid-19.Proporcionalmente, o município que vai receber mais doses desse imunizante é Aguiarnópolis. Com 6.892 habitantes, a cidade vai receber 910 doses, o que corresponde a mais de 13% dos habitantes.

A cidade que vai receber mais doses da Janssen, em números reais, é Colinas. Serão distribuídas 1.270 doses da vacina. O município tem 35.851 moradores – proporção de 3,54%.

Desproporcionalidade também em Colmeia. Com pouco mais de 8 mil habitantes, a cidade vai receber 1.020 doses da vacina da Janssen, correspondendo a mais de 12% dos moradores.

Pfizer

Palmas também está em último lugar na relação da SES quanto à vacina da Pfizer. A capital vai receber ainda 2.964 doses, o equivalente a 0,96% da população.

Na planilha, consta que Araguaína, com 183.381 moradores, será a principal beneficiada. O município no norte do estado vai receber 5.748 doses da Pfizer, equivalente a 3,13% da população.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), comentou a distribuição desproporcional realizada pelo governo. “A capital é a cidade mais populosa, precisamos avançar na imunização. Não queremos distribuição privilegiada em detrimento dos demais municípios tocantinenses. Contamos com justo equilíbrio, @saudetocantins nas doses necessárias para Palmas ajudar a elevar as metas de vacinação no TO”, escreveu a gestora em uma rede social.

Procurada, a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) informou que os critérios para distribuição da vacina serão explicados em uma coletiva no fim da manhã de hoje no Palácio Araguaia.

Planilha mostra proporcionalidade de vacinas em relação à população dos municípios (Fonte: SES)