Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa

Prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa Prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa

Zero casos ativos, zero casos suspeitos e zero monitoramento. A prefeita Suelene Lustosa e os profissionais de saúde de Lizarda do Tocantins comemoram os frutos de todo esforço empregado na campanha contra a covid-19 no município.

Com grandes desafios, levando em conta os quase 6 mil km de área territorial da cidade, com habitantes em quatro povoados, distritos e fazendas, a prefeita Suelene frisa que os quase quatro mil lizardenses vêm recebendo toda assistência necessária

No momento, a vacinação alcança o público de 30 a 59 anos. Basta o cidadão procurar a tenda montada em frente à Unidade Básica de Saúde de Lizarda portando cartão de vacina, CPF e documento de identidade para receber sua dose. “Continuem os cuidados e quando chegar a sua vez, vacine-se!”, frisa o secretário Laércio Batista Nunes.

Educação

Além da saúde, que é prioridade, a gestão tem trabalhado para suprir as carências da educação. De acordo com o secretário da pasta, Luziete Glória, a educação de Lizarda, assim como de todo o Brasil, tem encontrado grandes desafios. “Temos conseguido realizar as atividades escolares de forma remota, com atividades impressas entregues de casa em casa pelos coordenadores das escolas rurais e da zona urbana”, afirma.

Segundo ele, estão sendo realizadas reformas nas unidades escolares, aquisição de materiais de expediente, pedagógico, de segurança, de limpeza e de mobiliário para retorno dos profissionais e estudantes. “E realizamos formações continuadas, o que julgo de grande importância aos educadores. Também estamos conseguindo pagar a folha de pagamento todo dia 30”, frisa.

Uma escola de tempo integral está sendo construída, com capacidade para 600 alunos. “A estrutura já está bem avançada”, adiciona o secretário Luziete.

Meio Ambiente

O meio ambiente também recebe sua devida atenção em Lizarda, como destaca o secretário Dário Monteiro. Segundo ele, a pasta realizou recentemente a ‘Operação Limpa Povoado’, nos povoados de Rio Vermelho, Alto Bonito e Ema. Na semana do meio ambiente, implantou-se novas lixeiras, realizou-se poda de árvores, manutenção da jardinagem e recuperação de áreas degradadas. “Em parceria com produtores locais, realizamos o plantio de mudas frutíferas na entrada da cidade”, afirma.

- Operação Limpa Povoado

A secretaria, em parceria com o Governo do Estado, iniciou curso para brigadistas e aguarda a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) para dar início a inventariação dos pontos turísticos do município.

Estradas Vicinais

A Secretaria de Infraestrutura de Lizarda trabalha desde a semana passada na recuperação das estradas vicinais na região do Rio Vermelho.

Para mais informações sobre Lizarda, clique aqui.

Confira também:

Prefeita Suelene ressalta esforços no atendimento de demandas em meio à pandemia e agradece profissionais de Lizarda 

Prefeita Suelene destaca a importância de Núcleo de Identificação em Lizarda: "traz cidadania para as pessoas"