Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana Ox

Foto: Flaviana Ox

Bailarinos, produtores e técnicos da área de dança terão até esta quarta-feira, 7, para se inscrever no Projeto Giro, executado pelo Coletivo Agulhas Cenas, com o objetivo de garantir capacitação profissional à classe. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/S1BXXT51NjPeqqMT6.

Com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o projeto seria realizado na modalidade presencial nos municípios de Palmas, Paraíso, Gurupi e Araguaína. Contudo, em virtude da pandemia pela covid-19, foi adaptado para encontros virtuais. Neste contexto, as atividades seguem direcionadas a esses municípios, com aulas para Palmas no dia 10 de julho, Paraíso no dia 11, Gurupi em 17 de julho e Araguaína dia 18 de julho.

As aulas serão ministradas pelo Google Meet com dança contemporânea por Elton Fialho, cenografia e figurino com Vivian Oliveira, iluminação cênica ministrada por Lúcio Miranda, sonorização e contrarregragem por Daniel Mangaba e Juan D'Angelo, fotografia cênica com Flaviana Ox, e escrita e elaboração de projetos culturais ministrada pela bailarina Renata Souza, diretora do Coletivo Agulha Cenas.

Podem participar profissionais, semiprofissionais ou amadores e os alunos destaques receberão bolsa de R$ 300,00. 

O Projeto Giro foi contemplado Prêmio Emergencial do Tocantins - Teatro; Dança; e Circo, via Lei Aldir Blanc, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, o projeto Giro oferece seis oficinas na modalidade remota de atuação técnica e artística com renomados profissionais locais.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a capacitação profissional é parte fundamental na valorização dos artistas e da cultura tocantinense. “Apoiar esse aprimoramento fortalece toda a classe cultural do estado, pois estamos incentivando que as atividades sejam desempenhadas de forma mais técnica, a fim de impulsionar um segmento cada vez mais relevante ao Estado do Tocantins”, frisou ao citar o total apoio do Governador Mauro Carlesse as ações de incentivo à cultura.