Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Pela primeira vez no ano o Tocantins deixou de registrar mortes por covid-19. São 5 dias sem óbitos no estado, de acordo com o portal Integra Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Entre os dias 3 e 7 de julho não há notificação de vítimas fatais pela doença no Estado.

Há, contudo uma ressalva, os números ainda podem mudar já que as confirmações de mortes causadas pela covid-19 demoram para entrar nas estatísticas.

A média móvel de mortes também apresentado uma ligeira diminuição no Tocantins. No mês passado, a taxa chegou a 10, 57%. Já nos últimos dias, a média tem ficado abaixo de 1,71%.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação de leitos, tanto de UTI quanto clínicos, também tem diminuído. Nesta sexta-feira, 9, o Integra Saúde mostra que o percentual consolidado com relação às UTIs é de 71%.

No detalhamento por unidade hospitalar sob gestão estadual, as taxas de ocupação de leitos de UTI são: 63% no Hospital Geral de Palmas (HGP); 70% no Hospital Regional de Porto Nacional; 89% no Hospital Regional de Gurupi (HRG); 90% no Hospital Regional de Augutinópolis e 94% no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

Já a taxa consolidada de leitos clínicos para pacientes com covid é de 33%.

Vacinação

O ritmo da imunização no estado ainda é lento. Até esta sexta-feira, o percentual da população totalmente imunizada – que recebeu 2ª dose ou dose única da vacina – é de 10,22%.

Das 817.069 doses distribuídas aos municípios, quase 500 mil já foram administradas em 1ª aplicação, atingindo 31,42% da população; mais de 152 mil correspondem à 2ª aplicação, o equivalente a 9,60% da população.

Palmas

Pela primeira vez, o coronômetro, ferramenta implantada para acompanhar a pandemia em Palmas, mostra a capital na fase verde. Tal fase é considerada normal, quando a situação da pandemia está controlada.

A ferramenta leva em conta a capacidade instalada para o enfrentamento da doença e o cenário epidemiológico dos últimos dias.

Na capital, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 59,05% e de leitos clínicos 24,02%.

Não é registrada nenhuma morte por covid-19 na capital desde a última quarta-feira, 7, de acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados.

O número de casos acumulados em Palmas é de 45.660, sendo 78 novos.