Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: George Frey/AFP

Foto: George Frey/AFP

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que os mais de 25 mil comprimidos de cloroquina – medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid-19 – foram distribuídos aos municípios obedecendo a “uma sugestão do Ministério da Saúde como terapia adjuvante no tratamento de pacientes internados com infecção pelo novo Coronavírus, considerando as diretrizes para diagnóstico e tratamento da Covid-19 publicadas pelo MS”, afirmou a pasta em nota.

A informação da remessa de cloroquina aos municípios é da própria SES que, em resposta a um ofício da CPI da Pandemia do Senado, afirmou que recebeu do Ministério da Saúde (MS) mais 26 mil comprimidos desse medicamento, dos quais 25.190 foram enviados às prefeituras.

Na nota, a secretaria nega que tenha adquirido a cloroquina com recursos próprios. Todo o lote foi encaminhado pelo Ministério da Saúde.

Mesmo sem eficácia comprovada, o medicamento foi enviado pela SES a hospitais públicos para o tratamento da Covid-19, conforme consta no documento apresentado pela secretaria à CPI. “Os comprimidos de Cloroquina 150 mg encaminhados pelo MS, no início da pandemia, foram distribuídos por meio da Assistência Farmacêutica Estadual, para os serviços que compõem a Rede de Média e Alta Complexidade do Estado do Tocantins (hospitais regionais)”.

A Secretaria de Saúde informou ainda que, desde o mês de outubro do ano passado os hospitais estaduais deixaram de solicitar cloroquina à assistência farmacêutica.

Confira a nota da SES na íntegra.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que, os comprimidos de cloroquina distribuídos aos municípios tocantinenses, foram encaminhados ao Estado pelo Ministério da Saúde (MS), a SES não comprou os medicamentos.

Os comprimidos de Cloroquina 150 mg encaminhados pelo MS, no início da pandemia, foram distribuídos por meio da Assistência Farmacêutica Estadual, para os serviços que compõem a Rede de Média e Alta Complexidade do Estado do Tocantins (hospitais regionais). Os medicamentos recebidos tinham o intuito de atender uma sugestão do Ministério da Saúde como terapia adjuvante no tratamento de pacientes internados com infecção pelo novo Coronavírus, considerando as diretrizes para diagnóstico e tratamento da Covid-19 publicadas pelo MS.

A SES explica que, a partir do mês de outubro de 2020, as unidades hospitalares sob gestão do Estado interromperam a solicitação do medicamento na Assistência Farmacêutica Estadual.

A Secretaria de Estado da Saúde explica ainda que iniciou a distribuição do medicamento a nível ambulatorial, para secretarias municipais de saúde, após a pactuação dos municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A distribuição às secretarias considerou às orientações do MS para manuseio medicamento precoce para pacientes com diagnóstico da Covid-19. Ressaltamos que, os comprimidos encaminhados foram solicitados pelas gestões municipais, conforme acordo firmado na CIB e as recomendações do MS.

Ressaltamos que a SES segue as orientações do MS para andamento às ações de saúde aos tocantinenses. A Pasta informa que já encaminhou resposta a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, sobre o uso da cloroquina no Estado, e está à disposição para maiores esclarecimentos.