Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

 Prefeito Júlio César Brasil em visita às obras da Feira do Agricultor

Durante entrevista ao Conexão Tocantins, o prefeito de Couto Magalhães/TO, Júlio César Brasil (DEM), afirmou que o foco da sua gestão está centrado na estruturação, organização e retomada das obras em benefício da sociedade. “Essa é a essência do que fizemos nesses primeiros meses de mandato. Focamos no que é importante para a cidade e para a comunidade, melhorando o atendimento, a mobilidade e o acesso”, frisa o gestor.

O prefeito aproveitou para agradecer os secretários e demais profissionais da sua gestão pela dedicação, a começar pela Saúde que, segundo ele, tem feito seu papel com muito esmero. Para Júlio César, a pasta soube enfrentar a pandemia da covid-19 e hoje o município já se desenvolve com mais flexibilidade. “Não tivemos medo de impor restrições quando necessário. Estamos no momento de abertura, de flexibilização graças ao trabalho incessante, firme e consistente de fiscalização, de acompanhamento, de tratamento e de orientação”, conta.

Em Couto Magalhães, segundo o secretário Uelder Fernandes, 45% da população já recebeu a 1ª dose e 11% a 2ª dose da vacina contra a covid-19. Todos os professores e funcionários da rede pública de ensino já foram vacinados. “E estamos com tudo organizado para a aplicação da 2ª dose, apenas aguardando o intervalo de espera entre a 1ª e a 2ª dose”, segundo Uelder.

Para ampliar e melhorar o atendimento em saúde, está em andamento a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), toda equipada, e com previsão de inauguração em outubro. “E estamos também em processo de compra de uma nova ambulância”, informou Uelder. 

A cidade conta com um novo gabinete odontológico e a farmácia básica municipal passou por adequações e melhorias.

Nova unidade de saúde que deve ficar pronta em outubro

Prefeito Júlio César em visita às obras da unidade 

Educação e Assistência Social

Na educação, segundo a secretária Deuseluz Costa, os alunos são atendidos através de apostilas impressas e disponibilizadas, quinzenalmente, aos seus pais e/ou responsáveis. Aos alunos da zona rural, as atividades são enviadas através dos ônibus escolares.

A educação reorganizou o seu calendário e, com o objetivo de retomar no formato híbrido/alternado a partir de agosto, realizou diagnóstico presencial com 30% dos alunos de cada turma para detecção de déficits de aprendizagem. “De maneira que façamos a recuperação desses alunos conforme a necessidade de cada um, o que vai possibilitar a reorganização do currículo escolar para realizarmos um trabalho mais eficaz e de qualidade”, afirma a professora Deuseluz.

Enquanto os alunos aprendem de casa, as unidades escolares Marisa Lula da Silva e Cordulina Costa Rego passam por melhorias. Está sendo substituído todo o piso das duas unidades – de pisos já deteriorados para piso em granitina, de muito melhor qualidade.

Todos os profissionais da área recebem capacitação em mídias digitais e de formação continuada. “Considerando que já foram vacinados, a rede de ensino está oferecendo reforço escolar presencial e online neste mês de julho, conforme a adesão dos pais”, acrescenta a secretária. 

Em junho, a Secretaria Municipal de Educação entregou de mais de 500 kits de alimentação às famílias dos alunos. 

Insumos como farinha de mandioca, banana e abóbora, foram adquiridos da agricultura familiar

Além de manter o salário dos servidores públicos em dia, evitando que os profissionais passem necessidades, a gestão tem auxiliado os coutoenses através da assistência social, entregando cestas básicas, prestando auxílio na aquisição de medicamentos, apoiando em passagens para tratamento de saúde, auxilio funeral e acompanhamento psicológico. “Buscamos entregar alento e dignidade à população vulnerável”, frisa o prefeito.

Direitos dos Servidores

O prefeito Júlio César conta ter encaminhado para a Câmara de Vereadores pedido de restruturação salarial a todas as categorias. “Aprovei 14% da restruturação salarial e estarei dando progressão aos servidores concursados que tiverem este direito”, informou

Carteira de Identidade e Certidão Criminal

Em maio, Couto inaugurou seu Núcleo local de Identificação, órgão vinculado à Superintendência da Polícia Científica, para expedição de carteira de identidade e certidão criminal – fruto de parceria com o Governo Estadual. “Trazemos dignidade e conforto à população, já são mais de 200 documentos emitidos. A carteira de identidade é essencial, tornando cada indivíduo cidadão, com direitos e obrigações”, ressalta o prefeito.

Mais Ações

De janeiro a junho de 2021, a gestão de Couto Magalhães uniu esforços em várias áreas, dentre elas:

             Manutenção e fortalecimento do serviço de transporte de especialidades, levando os pacientes de Couto Magalhães para hospitais de grande referência do Estado;

             Entrega de recapeamento;

Foram investidos mais de R$ 1 milhão em mais de 18.136,39 mil m² de recapeamento asfáltico em várias ruas do centro da cidade;

             Construção de novo asfaltamento e de calçadas.

“Estamos concluindo uma obra de pavimentação asfáltica, de quase R$ 500 mil. Deve ser finalizada nos próximos 15 dias”, contou o prefeito.

             Reconstrução de pontes, implantação de mata-burros, e mais de 80 km de estradas vicinais recuperadas nos assentamentos rurais;

             Bom andamento da obra de ampliação e reforma da feira do agricultor, já em fase de finalização;

De acordo com o prefeito, a feira será entregue em breve aos agricultores e feirantes, fomentando a economia e incentivando a produção agrícola na região. “A sociedade aguarda com muita ansiedade a conclusão daquela obra”, ressalta Júlio César.

             Conclusão da obra de implantação e Inauguração da nova e moderna Sala de Raio-X na cidade;

De acordo com Júlio César, a sala de raio-x é de grande importância aos moradores que usufruem de um serviço essencial e corriqueiramente necessário.

Entrega da sala de raio-x 

             Reformas de calçadas, gramados, iluminação e reimplantação de parque infantil no ‘Recreio dos Esportes’.

A reestruturação do espaço do Recreio dos Esportes e do Viveiro Municipal Chico Mendes foi entregue em abril à população. "No Recreio dos Esportes reformamos o gramado, implantamos um novo sistema de iluminação, revitalizamos os 1.500 metros da pista de caminhada e a quadra de futebol de areia, também totalmente iluminada. Além da construção do parquinho infantil totalmente novo", informou o prefeito. 

             Melhorias na limpeza urbana da cidade e dos distritos. Implementou-se uma força tarefa promovendo uma repaginada na limpeza pública, onde se destacaram a retirada de galhadas, entulhos e ervas daninhas.

Para mais informações sobre Couto Magalhães, clique aqui.