Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Felipe Meneses

Foto: Felipe Meneses

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) garantiu nessa segunda-feira, 12, mais recursos para a segunda etapa do programa Tocantins - Catarata Zero. Nesta etapa, serão 6.300 cirurgias em todo o estado, realizadas com recursos que a parlamentar enviou em forma de emenda parlamentar: R$ 5 milhões foram empenhados neste mês de julho e mais R$ 1,3 milhão estão na conta da Prefeitura de Gurupi como saldo remanescente da primeira etapa do programa (2020).

“O recurso chegará a esses seis municípios reguladores, mas beneficiará a população de todas as 139 cidades do Tocantins. Lembrando que, na 1ª etapa do programa, mais de 6 mil cirurgias foram realizadas em 2019 e 2020, devolvendo às pessoas o direito de enxergar. O meu compromisso é com o bem-estar do nosso povo, contem comigo”, afirmou Kátia Abreu.

Como ter acesso?

Para ter acesso ao Programa Catarata Zero é necessário procurar uma unidade básica de saúde (UBS) da cidade em que mora para avaliação médica e encaminhamento. Após isso, o paciente fará exames nas clínicas especializadas para o diagnóstico e indicação da cirurgia.

Confira quais municípios e quantas cirurgias cada um realizará:

- Araguatins: 600 cirurgias;

- Colinas: 500 cirurgias;

- 1.500 cirurgias;

- Paraíso: 400 cirurgias;

- Porto Nacional: 500 cirurgias;

- Tocantinópolis: 1.500 cirurgias;

- Gurupi: 1.300 cirurgias.