Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretário Jaime Café e o diretor da Nippon Koei, Roberto Kurokawa

Secretário Jaime Café e o diretor da Nippon Koei, Roberto Kurokawa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretário Jaime Café e o diretor da Nippon Koei, Roberto Kurokawa Secretário Jaime Café e o diretor da Nippon Koei, Roberto Kurokawa

Na busca por parcerias para a implantação de um projeto piloto de produção de orgânicos seguindo padrões de economicidade e sustentabilidade, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, reuniu-se no final da tarde dessa segunda-feira, 12, com o diretor da Nippon Koei no Brasil, Roberto Kurokawa. Empresa de consultoria japonesa e que desenvolve projetos no Brasil há muitos anos, a Nippon Koei realiza consultoria em várias áreas e já é parceira do Governo do Tocantins.

“Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar no Tocantins, com ênfase na produção de orgânicos em uma possível parceria com empresas japonesas e visando o mercado consumidor japonês”, destacou Jaime Café detalhando como alternativa viável a produção orgânica via agricultura familiar e indígenas em pareceria com empresas que podem financiar os agricultores.

Ele destacou ainda que a proposta é iniciar a produção de orgânicos em aldeias indígenas, na região de Tocantínia e Formoso e, posteriormente, expandi-lo para outras regiões. “Vamos fomentar o desenvolvimento sustentável no Tocantins. Mesmo com desafio da mudança no sistema de produção, a atividade de produzir orgânicos se tornou uma grande oportunidade de geração de renda com sustentabilidade ambiental que não interfere e nem concorre com as atividades tradicionais e tem mercado consumidor garantido”, concluiu ele.

Produção orgânica

O sistema de produção orgânica não utiliza fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos. O manejo na agricultura orgânica valoriza o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, bem como o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos alinhados à biodiversidade, ao meio ambiente, ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida humana.