Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o cronograma definido para administrar vacinas contra a Covid-19 em gestantes e puérperas com e sem comorbidades, a partir de 18 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, por meio da Diretoria de Atenção Primária, uma reunião com as equipes que vão apoiar o Dia D da imunização desse grupo na quinta-feira, 15. Na oportunidade, foram repassadas orientações para o acolhimento do público, de modo a promover um atendimento rápido e eficaz. 

As 17 Unidades de Saúde da Família (USFs) definidas para o dia D vão realizar vacinação exclusiva para gestantes e puérperas com e sem comorbidades. Após essa data, a imunização deste grupo será incorporada à Campanha Municipal de Imunização contra a Covid-19.

No dia D, as Unidades de Saúde da Família (USFs) vão acolher suas gestantes e puérperas para avaliar se elas estão aptas à vacinação, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), que em nota técnica incluiu este público. Ainda em conformidade com as orientações do MS, as gestantes que tomaram a 1ª dose da vacina Astrazeneca deverão aguardar 45 dias após o parto para receberem a 2ª dose.

Documentos

Para ser atendida, a gestante e a puérpera deverão apresentar documento com avaliação médica, recomendando a aplicação da vacina. Essa recomendação deve ser solicitada ao médico, seja da rede pública ou privada, que faz o acompanhamento. Além disso, elas devem levar documentos pessoais (RG, CPF ou CNH), comprovante de endereço, cartão do SUS, cartão de vacina e a caderneta da gestante (para as grávidas) ou a declaração de nascido vivo ou natimorto para puérperas. A gestante com comorbidade também deve apresentar declaração ou laudo médico que comprove a comorbidade.

Agendamento

O agendamento para gestantes e puérperas já está aberto e pode ser feito no seguinte link: http://coronavirus.palmas.to.gov.br/vacina/agendamento

Locais de vacinação para gestantes e puérperas na quinta-feira (Dia D), 15, das 8 às 17 horas

USF Arno 44 (409 Norte);

USF Arno 41 (403 Norte);

USF Arno 42 (405 Norte);

USF Isabel Auler - Arso 23 (207 Sul);

USF Francisco Júnior - Arso 41 (403 Sul);

USF Arse 82 (806 Sul);

USF Albertino Santos - Arse 101 (1.004 Sul);

USF Valéria Martins Pereira - Arse 122 (1.206 Sul);

USF José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul);

USF Bela Vista;

USF Taquari;

USF Laurides Milhomem (Jardim Aureny III);

USF Novo Horizonte (Jardim Aureny IV);

USF Morada do Sol;

USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu) - agendamento na unidade;

USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana) - agendamento na unidade;

USF Walterly Wagner José R. de Sousa (Taquaruçu Grande) - agendamento na unidade.