Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Lizarda

Foto: Divulgação Lizarda

O esporte proporciona inúmeros benefícios à saúde, à educação, além de facilitar a inclusão social. Buscando essas e outras qualidades, Lizarda do Tocantins investe em projetos voltados para a área, incentivando principalmente crianças e adolescentes à prática esportiva. “O esporte tem o poder de transformação, tirando crianças e jovens da situação de vulnerabilidade com relação ao uso de drogas, da prostituição e de outros malefícios que podem prejudicar a vida e o futuro”, ressalta a prefeita Suelene Lustosa.   

Um dos projetos é o ‘Viva – Esporte, Cidadania e Educação’ -, que, segundo o secretário da pasta, Jairo Luis, tem o objetivo de “formar cidadãos capazes de contribuir com um mundo mais justo e solidário”, afirma. 

O Viva, segundo conta o secretário, prepara a criança e o adolescente, de 5 a 15 anos, a concorrer de forma igualitária com quaisquer outros da mesma idade e das mesmas categorias. Para Jairo, o projeto é motivo de orgulho na cidade.  “Uma ação que vem nos deixando orgulhosos”, ressalta. 

Obras:

A construção da Quadra Poliesportiva Claudio Márcio Pereira de Almeida em Lizarda, no setor Ipiranga, impactou de forma positiva no esporte local. Outra grande obra que muito contribuiu foi a construção de academia ao ar livre, que está sempre lotada, segundo Jairo. 

Campeonatos

Na cidade, as ações estão sendo pautadas pelos índices de covid-19, mas a gestão trabalha para que a área do esporte não seja desassistida. Com o intuito de voltar ao cenário esportivo da região e do estado, no início do ano Lizarda participou da Copa Lagoa de futsal masculino e feminino. Em seguida baseando-se nos dados da covid, a cidade iniciou a Copa Balneário de Futebol de Areia. “Onde o maior objetivo era afastar os nossos jovens dos caminhos errados”, frisa o secretário Jairo. 

Ações previstas ao segundo semestre de 2021:

Agosto - Copa Adelman Ipiranga de Futsal e Vôlei;

Agosto - Competição sub - 12 e sub - 15 em Palmas;

Setembro - Início da Copa Verde Série Prata e Série Ouro de futebol amador;

Setembro - Participação nos torneio de base em Gurupi. Sub - 12 e sub - 15;

Setembro - Participação na Copa Jalapão de futsal masculino e feminino em Novo Acordo;

Atividades Físicas

Além de incentivar campeonatos, a gestão de Lizarda também atua para propiciar atividades físicas na cidade. Melhorias como a construção de asfalto e a arborização da Avenida Principal do município incentivam a população a caminhar, correr, andar de bicicleta, etc. “Isso tudo por causa do lazer que está bastante qualificado. Todas essas ações esportivas tiveram uma parceria de grande importância, em tempos de dificuldades que foi o apoio maciço da nossa prefeita e de algumas Secretarias parceiras, como do Meio Ambiente, Agricultura, Saúde, Educação e da Juventude”, acrescenta o secretário Jairo Luis.