Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Presidente da Fetac, Kaká Nogueira

Presidente da Fetac, Kaká Nogueira Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Presidente da Fetac, Kaká Nogueira Presidente da Fetac, Kaká Nogueira

A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) selecionou 19 propostas de oficinas e três produtores de área para o “Circuito Fetac 2021 - Circuito Estadual de Formações Cênicas da Fetac”. Foram aprovados profissionais das artes cênicas de todas as regiões do Tocantins (confira a lista abaixo). As formações acontecerão a partir do mês de agosto até novembro, no formato presencial e/ou online.

A seleção foi realizada por meio de edital e pelo menos mais dez profissionais serão convidados para análise de currículos durante a realização do projeto para atender mais cidades do Estado, observando o Plano de Ação da Fetac para 2021. Ao todo, o projeto contratará, promovendo trabalho e renda, mais de 80 profissionais das artes cênicas de todo o Estado, e atenderá, com formações, um público estimado de mais de 1.200 pessoas, por meio das 60 formações, que chegarão a pelo menos 40 cidades tocantinenses.

Os prestadores de serviço vão ministrar capacitações, formações, oficinas, palestras, debates e afins nas áreas de teatro, dança, circo, produção cultural, cenografia, iluminação cênica, sonoplastia cênica, fotografia cênica, dramaturgia, performance cênica, figurino cênico, organização jurídica para grupos cênicos, dentre outros. Haverá pagamento para os selecionados, sendo R$ 1.100,00 para os instrutores (valor por cidade/capacitação) e R$ 3.500,00 para produtor Executivo de Área.

De acordo com o presidente da Fetac, o ator Kaká Nogueira, o Circuito trata da necessidade de oportunizar a todos os filiados da Federação a participação no projeto, por meio de um processo transparente e democrático de seleção de propostas pedagógicas. “Pretendemos unificar a produção e organização do circuito, bem como de simplificar e agilizar processos para garantir às cidades de Norte a Sul do nosso Estado melhores projetos de capacitação, formação e afins, visando a qualidade, eficiência e eficácia de serviços no campo das artes cênicas”, concluiu Kaká.

Fetac

A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) é composta, atualmente, por mais de 200 profissionais das áreas de teatro, dança, stand up comedy e circo no Tocantins (grupos, companhias, coletivos, artistas individuais, técnicos e criadores profissionais da cena), representantes de cerca de 20 grupos de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. A formação se deu por uma necessidade da criação de uma instituição que represente as artes cênicas no Tocantins, do fortalecimento da cadeia produtiva local e busca por representatividade estadual do segmento.

A Diretoria Executiva da Fetac é composta pelo ator Kaká Nogueira (presidente), a bailarina Renata Souza (vice-presidente), a atriz Bell Gama (secretária), o ator George Henrique Silva (diretor regional Norte), o ator Fernando França (diretor regional Sul), o ator Lucas Justino (diretor regional Centro), o ator e produtor Nival Correia (diretor de projetos) e a jornalista e atriz Cinthia Abreu (diretora de comunicação). O Conselho Fiscal da Fetac é composto pelo ator Guilherme Vieira (Norte), pela artista circense Marcela Pultrini (Central) e pelo artista circense Vinícius Martins (Sul).

Projeto

O projeto “Circuito Fetac 2021 - Circuito Estadual de Formações Cênicas da Fetac” foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – nas categorias: Teatro (edital 022/2020), Dança (edital 016/2020) e Circo (edital 015/2020) –, promovido pelo Governo do Tocantins, Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Fundo Nacional de Cultura.

Selecionados

Produtores de Área

Teatro- Gabriel Dias

Dança – Adailson Costa Santos

Circo – Adriana Angélica Mendonça Chaves

Instrutores – Teatro

Suzany Karoliny Moura da Silva Noleto - Arte no cerrado – oficinas de teatro

Biannca de Alencar Nogueira - Performance cênica: poesia, corpo e movimento

Lettícia Japiassú de Paiva Carvalho - O teatro e a percepção ato sensorial humana

Denise Nunes Brito - Palestra: conhecendo teatro por outros ângulos.

Leonardo Alves dos Santos - Leitura dramática como ferramenta de inserção e imersão ao universo teatral

Tainara Ferreira de Oliveira - Teatro do oprimido

Dalila Cristiny Freiesleben Rosso - “Como se comportar como ator e como atriz”.

Cícero Belém Filho - Técnicas de representação para atores e não atores com vontade de atuar

Rayssa Karollyne dos Santos Alves - Palestra interativa: ‘’a importância feminina na dramaturgia’’

Daniela Rodrigues Rocha - Oficina: teatro pelo viés de jogos e Iewpoints

Romário Cosme da Silva - Oficina de circo (pano de roda)

Instrutores – Circo

Carlos Eduardo de Oliveira Junior - Oficina corpo circense

Marcela Pultrini Pereira de Oliveira - Oficina de acrobalance – técnica de acrobacia de solo em dupla

Marcos Aurelio Viana Menezes - Oficina de circo (pano de roda)

Instrutores – Dança

Gilberto Santos Alberto - Os tópicos sobre o movimento dança

Liubliana Silva Moreira Siqueira - Oficina dança criativa e as tecnologias digitais

Renata Ferreira da Silva - Mímica expandida: laboratório prático de estudos gestuais para criação artística

Daniel de Carvalho Mangaba - O mundo do áudio para live

Osmar Jose Siqueira Junior - Oficina de gestão cultural: da prestação de contas ao marketing digital