O Estado do Tocantins registrou, nesta semana, mais de 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19 recebidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os imunizantes são fundamentais para o combate a pandemia da covid-19 e proteção vacinal dos tocantinenses.
A saúde ressalta que a faixa etária das internações baixou significativamente, o que demonstra que as pessoas mais velhas - após receberem as duas doses da vacina - praticamente não ocupam mais leitos nos hospitais. Analisando os dados do CIEVS, também restou consolidado que a média de mortes foi drasticamente reduzida nos últimos trinta dias - aproximadamente 20% - à medida que o percentual de pessoas imunizadas aumentou.
Nessa próxima quinta-feira, 22, ainda chegarão mais outras 9.360 doses da Pfizer/Biontech visando a imunizar, com a segunda dose, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades ou deficiências permanentes, além de primeiras doses para o público de 50 a 54 anos, sem comorbidades.
“O Tocantins possui uma população inferior a 1,7 milhões de habitantes, então, a marca de 1 milhão de doses recebidas é fundamental para o avanço da imunização no Estado. Sabemos da necessidade de mais doses para completar o esquema vacinal da nossa população, e o Governo do Estado tem trabalhado junto ao Ministério da Saúde para que isso ocorra”, afirma o gestor da SES, Dr. Edgar Tollini.
Doses das vacinas
Das 1.000.560 doses recebidas, até o momento, 877.734 já foram distribuídas e 762.494 foram aplicadas. As vacinas que desembarcam no Tocantins, são recebidas pela equipe da Imunização Estadual, passam por minuciosa conferência, para - rapidamente - serem disponibilizadas às secretarias municipais de saúde.